Bagé será uma das primeiras cidades a receber os vôos regionais

Bagé será uma das primeiras cidades a receber os vôos regionais
Crédito: Elis Regina Cartaxo

Mainardi comemora conquista e elogia esforço da comunidade para garantir os vôos.

Nesta sexta-feira (12) Santana do Livramento foi palco de uma importante notícia para a aviação regional que beneficiará vários municípios, entre eles a cidade de Bagé.

Após anos de tratativas que iniciaram ainda no governo Tarso Genro e a assinatura de um importante decreto do atual governador Leite, vários municípios receberão a operação de vôos regionais já a partir do mês de agosto.

O deputado Mainardi, ao fazer uso da tribuna, comemorou e elogiou o esforço da Comissão da Assembleia e demais deputados neste peojeto, e lembrou que a atenção demandada pelo ex-governador Tarso foi o princípio da retomada dos vôos regionais no Estado. “Este é um passo importante, um vôo importante, e os municípios só ganham com esta realização. Aliás, todos ganham: grandes companhias aéreas, terceirizadas, empresários e a comunidade também! E eu fico ainda mais feliz por saber que a retomada se dará inicialmente por Bagé”, disse Mainardi.

Bagé, São Borga, Passo Fundo, Santa Rosa, Rio Grande e a partir de setembro, Santana do Livramento, receberão a operação de aeronaves da Two Flex, terceirizada da Gol, com capacidade para nove passageiros. A proposta é ampliar a operação para aeronaves com até 60 lugares. Mudanças na legislação foram decisivas para esta notícia.

A confirmação oficial se deu durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Livramento promovida pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP) e com a presença do deputado Luis Fernando Mainardi (PT).

Prefeitos, vereadores e autoridades do Uruguai e da Intendência Departamental de Rivera também compareceram.

Para Santana do Livramento, os ajustes demoram um pouco mais, contudo estão mais próximos também de resultado positivo. Ocorre que a cidade depende ainda das tratativas finais com a cidade vizinha, Rivera, no Uruguai, visto que o seu aeroporto será utulizado para os vôos na fronteira. O projeto é que as decolagens entre Rivera e Porto Alegre sejam considerados vôos domésticos.

O embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões, afirmou que o processo está adiantado e tem total apoio do governo federal. A Consul do Uruguai em Livramento, Liselot Sarli, também sinalizou positivamente.

A presença de representantes da Gol, Azul e Two Flex durante a audiência também fortaleceu o projeto que finalmente parou de taxiar e ligou as turbinas.

Texto: Elis Regina Cartaxo (MTB 18557)