terça-feira, 20 maio

 

Na condição de governador em exercício, e de descendente de imigrantes das regiões do Vêneto e Lombardia, em abril de 2001 tive a honra de sancionar a lei que instituiu o dia 20 de maio como o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul. Nesta celebração da etnia e dos 150 anos da imigração italiana no RS, é importante homenagear os nossos antepassados e reconhecer a coragem e a força deste povo que escolheu o nosso estado para viver e construir um futuro.

Cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor que lá não encontravam, e chegaram ao Rio Grande do Sul com a força do trabalho, a família e a esperança de recomeçar. Trabalhadores da terra, pequenos comerciantes, artesãos, professores, metalúrgicos, artistas – os imigrantes italianos ajudaram a formar a identidade e a cultura do nosso Estado. 

O Rio Grande do Sul deve grande parte de sua identidade aos imigrantes (latinos, africanos, árabes, asiáticos, europeus), juntamente com a herança dos povos originários, as etnias indígenas que já habitavam estas terras, e ao povo negro, que foi trazido ao Brasil e ao Rio Grande pela violência da escravidão.

É verdade que não é uma história sem conflitos, mas o que queremos valorizar é a ideia da construção histórica, coletiva e comunitária de um povo, da busca constante pelo respeito à diversidade. Cada etnia, do seu jeito e no seu contexto histórico, foi fundamental para a formação da nossa sociedade gaúcha, mais diversa, mais plural.

E é na convivência entre estas tantas culturas, no respeito às identidades e diferenças, e na busca por justiça social, que se constrói uma sociedade verdadeiramente forte, igualitária e solidária. Como cidadão e deputado, acredito que homenagear a etnia e a imigração italiana é também trabalhar por políticas públicas que garantam respeito e dignidade a todos e todas que seguem construindo nosso Estado.

Que a memória dos nossos antepassados e desta história de superação inspire nosso respeito e acolhimento aos imigrantes do século XXI e nosso compromisso com um futuro mais justo, democrático e fraterno.

 

 

Artigo publicado originalmente no Jornal Pioneiro de 20/05/2025

Autor: Miguel Rossetto – Deputado Estadual – PT/RS e Ex-vice governador do estado no governo Olívio Dutra

 

 

Compartilhe