O deputado Valdeci Oliveira protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa para incluir os surdoatletas como categoria beneficiária do Programa Bolsa Atleta RS, que é vinculado à Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). Nesta terça-feira (29), Valdeci reuniu-se na Assembleia com representantes da Federação Desportiva de Surdos do RS (FDSRS) e com um grupo de surdoatletas — vários deles medalhistas em competições nacionais e internacionais de futsal, vôlei, basquete, handebol e outras modalidades.
O deputado também assinou simbolicamente o protocolo da matéria junto ao Legislativo gaúcho. “Desde quando fui vereador em Santa Maria, no início da década de 1990, eu tenho uma relação próxima com a comunidade surda e as suas lutas. A proposta que vamos tentar aprovar aqui na Casa é algo extremamente simbólico e efetivo, seja para a inclusão, seja para a valorização do esporte”, reforçou.
A elaboração desse projeto de lei atende a uma reivindicação da FDSRS, cujos integrantes procuraram o gabinete do deputado Valdeci no início do ano. “A nossa estimativa é que cerca de 600 surdoatletas gaúchos possam vir a ser beneficiados, caso o PL venha a ser aprovado. E isso vai gerar ainda um forte estímulo para que as crianças surdas pratiquem esportes. Nós vamos procurar as bancadas do Legislativo e procurar estabelecer um processo de diálogo sobre a importância da medida”, afirmou William Dias Silveira, membro e ex-presidente da entidade.
Antes de ser apreciado pelos parlamentares em plenário, o projeto, que tem o objetivo de alterar a Lei 16.012, de 2023, tem que passar pela análise das comissões técnicas da Assembleia Legislativa. “É uma proposta meritória. Tenho certeza de que haverá sensibilidade do conjunto das bancadas do Parlamento em relação à matéria”, afirmou Valdeci.
Texto: Tiago Machado (MTE 9415)
Foto: Christiano Ercolani