A Assembleia Legislativa deu um importante passo para a retomada da coleta seletiva de resíduos no Parlamento. Nesta quinta-feira, dia 24 de abril, foi realizada uma oficina sobre a separação correta do lixo nas dependências da Casa. O evento teve início às 14h, sendo parte das atividades a serem desenvolvidas para coleta seletiva.
O objetivo da oficina foi de orientar e capacitar representantes dos Gabinetes Parlamentares, Bancadas e setores administrativos quanto às melhores práticas para a separação de resíduos recicláveis e orgânicos, com o propósito de melhorar a coleta seletiva no Parlamento. Cada gabinete, bancada e setor administrativo indicou um servidor para participar. Ao todo 120 pessoas participaram, contribuindo com perguntas, sugestões e elogio à iniciativa.
Os representantes dos setores agora vão atuar como multiplicadores das orientações recebidas, coordenando as ações necessárias para garantir a destinação adequada dos resíduos em seu respectivo local de trabalho. O presidente da Assembleia, o deputado Pepe Vargas, esteve presente na oficina. “Queremos a Assembleia Legislativa como um modelo de órgão público ambientalmente sustentável”, afirmou.
A superintendente administrativa da Casa, Cláudia Bonalume, informou que a partir do mês de maio, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai retomar o serviço de coleta seletiva no prédio. Para dar suporte à continuidade das ações, segundo a superintendente, a Mesa Diretora discutirá a criação de um comitê de logística sustentável. “O Comitê será responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável, com ações permanentes de educação ambiental e na manutenção do engajamento dos servidores”, explicou.
Texto: Silvana Gonçalves – MTE 6193
Foto: Lauro Alves/ Agência ALRS