O Rio Grande do Sul está sem conexão ferroviária com o Brasil, especialmente pelo colapso com as enchentes, e precisa escolher a forma mais adequada para sua integração interna e ligação com o Brasil. Para debater esse assunto, por iniciativa do deputado Miguel Rossetto, a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública, nesta quarta-feira (9/04), que reuniu prefeitos e lideranças municipais, sindicato dos ferroviários e representantes dos governos estadual e federal.
“É grave a omissão do governo Eduardo Leite. São seis anos de silêncio sobre a atualização da malha ferroviária e um ano de silêncio sobre o isolamento do RS com o Brasil”, denunciou o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT). “O Rio Grande do Sul não pode ficar sem ferrovias e com pedágios caros nas estradas. Nós precisamos rapidamente recuperar a capacidade operacional do trecho existente e, ao mesmo tempo, pensarmos estrategicamente a ampliação da nossa malha ferroviária”, alertou.
Rossetto também responsabilizou a concessionária Rumo Logística pelo isolamento e pelas péssimas condições da malha ferroviária no Estado. “A Rumo já mostrou que não tem capacidade para resolver o problema nem interesse em continuar explorando esse serviço. A concessão encerra em 2027 e é urgente pensarmos o traçado do corredor Norte-Sul mais adequado para o desenvolvimento que queremos. É preciso que os governos se movimentem, pois esse atual isolamento do Estado traz prejuízos econômicos, ambientais e sociais enormes para a economia gaúcha e para a nossa sociedade”, ressaltou.
O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, informou que o RS está inserido no Plano Nacional Ferroviário e que um estudo de viabilidade técnica e econômica será concluído em junho para indicar novas rotas da ferrovia na região Sul do Brasil. Segundo ele, o leilão do traçado deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.
“Uma malha ferroviária forte é fundamental para estimular o desenvolvimento do Estado. Seguiremos vigilantes e trabalhando por uma solução rápida que retome a conexão do Rio Grande com o Brasil”, concluiu o parlamentar.
Texto: Juliana Thomaz (MTE 9377)
Foto: Kelly Demo Christ