segunda-feira, 03 fevereiro

Ao participar da posse de Pepe Vargas como o novo presidente da Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, (03/02), na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre, o deputado Valdeci Oliveira destacou que a trajetória do colega de partido indica que a próxima gestão, que vai até 31 de janeiro do ano que vem, tem tudo para ser vitoriosa, participativa, plural e inclusiva. “Pepe tem um perfil conciliador sem necessariamente abrir mão das suas convicções. É uma pessoa de diálogo, que preza a articulação e respeita acordos construídos na base do concertação, do convencimento. E o seu conhecimento e trânsito político são frutos de uma militância começada ainda na juventude, junto aos movimentos sociais e na luta pela redemocratização brasileira. O cenário político rio-grandense só tem a ganhar com sua presença à frente do legislativo estadual”, avaliou Valdeci, que ocupou o mesmo cargo em 2022, quando organizou aquela que é considerada uma das maiores ações feitas em prol da segurança alimentar no estado, o Movimento Rio Grande Contra a Fome, em atuação até hoje.

Em seu terceiro mandato como parlamentar estadual, Pepe também foi vereador, prefeito de Caxias do Sul por duas vezes consecutivas, deputado federal por três legislaturas, além de ter ocupado os postos de ministro do Desenvolvimento Agrário, das Relações Institucionais e dos Direitos Humanos durante a presidência de Dilma Rousseff. Em seu discurso, o também médico de formação fez questão de, entre vários destaques, enaltecer os valores democráticos. “O exercício da Democracia não é só estabelecer como se decide quando há diferenças, de fazer valer a vontade da maioria e o reconhecimento por parte da minoria da legitimidade de tais decisões. É, acima de tudo, a tentativa de diálogo para produzir consensos. Penso ser possível, a par das diferenças, construirmos pactos em torno de pautas que nos unifiquem. E convido desde já as entidades de representação da sociedade civil, as universidades, os parlamentares, dirigentes municipais e a juventude para participar desse diálogo”, disse.  Pepe fechou sua fala reafirmando a “fé inabalável na Democracia e o nosso compromisso com a construção de uma sociedade com justiça social e igualdade de oportunidades a todas as pessoas. Pois sou daquele tipo que sonha com um mundo melhor e as injustiças não me são indiferentes. A vida vale a pena, e precisamos trabalhar para que as novas gerações possam desfrutá-la plenamente”, finalizou, sendo muito aplaudido por um plenário lotado de autoridades, amigos, familiares, representantes de entidades vinculadas a trabalhadores urbanos e rurais, lideranças políticas como os ex-governadores Olívio Dutra, Tarso Genro, Germano Rigotto e Ranolfo Rodrigues, o ex-vice governador Vicente Bogo, além dos atuais chefe e vice do executivo estadual, Eduardo Leite e Gabriel Souza.

Ao final da atividade solene, em sua primeira entrevista coletiva, Pepe Vargas afirmou que a pauta do crescimento sustentável do estado será buscada por meio da estrutura do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, espaço de diálogo com a sociedade gaúcha implantado em 1999, para realizar os inúmeros debates estruturantes que avalia serem necessários, além de percorrer as nove regiões funcionais do estado. “Também estimularemos que a sociedade civil organizada possa fazer o debate em torno desse tema e apresente propostas à Assembleia Legislativa”, indicou o novo presidente.

 

Texto: Tiago Machado – MTE 9.415
Foto: Fernando Gomes – Agência ALRS

 

Compartilhe