quarta-feira, 11 dezembro

 

Em uma cerimônia emotiva, o músico Lúcio Yanel foi homenageado na Assembleia Legislativa do RS, na tarde desta quarta-feira (11), com a concessão da Medalha da 56ª Legislatura. Proposta pelo deputado estadual Pepe Vargas, a homenagem teve como objetivo reconhecer e agradecer o legado de contribuições do artista à música, tanto como violonista e compositor quanto por sua participação em diversos festivais.
Natural de Corrientes, na Argentina, Lúcio Yanel está radicado no Brasil desde 1982 e em Caxias do Sul desde 2008. Autodidata, Yanel já se apresentou em diversos países, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e Estados Unidos. No Rio Grande do Sul, tem atuação marcante nos festivais de música regional, influenciando músicos de várias gerações. Indicado para importantes premiações, foi vencedor do Prêmio Açorianos em quatro ocasiões. “Creio que um artista singular como Lúcio Yanel é fruto dessas partilhas que temos com nossos irmãos argentinos e uruguaios. Um artista que expressa a originalidade dos povos do Pampa, este bioma comum que o Rio Grande do Sul tem com a Argentina e o Uruguai”, enfatizou o deputado Pepe.
Ao receber a Medalha da 56ª Legislatura, o músico recordou sua trajetória no Brasil e na América Latina, além do período de luta pela volta da democracia. “Lembro dos tempos em que lutávamos, lado a lado, cada qual na sua trincheira, eles nos palanques, nós fazendo suporte nestas estradas, nos caminhos. Ao vê-los hoje aqui, me emociono muito.” Ao agradecer a homenagem, Yanel destacou que, enquanto estiver vivo, será um brasileiro que ama e defende o país e sempre lutará pela cultura do Rio Grande do Sul. “Estou aqui porque vocês me amaram e me quiseram. Estou aqui para corresponder à altura todo esse amor que vocês me deram. Enquanto vocês gostarem de escutar a minha guitarra gaúcha, minha guitarra pampeana, estarei sempre com vocês”, declarou.
O ex-governador Olívio Dutra, que não pôde comparecer à cerimônia, ressaltou, por meio de um vídeo, o talento do músico. “Uma mão cheia de música e poesia, um violão cheio de música e humanismo, libertário”, destacou. Olívio enfatizou que a homenagem honra a Casa do Povo Gaúcho e é merecida, ao considerar que o músico representa muito bem o povo. “O meu coração está pulsante como todos e todas que estão por aí perto de ti. Um abraço e boa música sempre, boa luta também, que nos estimula a acreditar que o mundo há de ser melhor, e com música e músicos como tu.”
O também violonista e compositor Yamandú Costa enviou seu depoimento em homenagem a Lúcio Yanel, a quem considera um dos fundadores da “escola do violão gaúcho” e descreve como “maestro”. “Falar do Lúcio Yanel é fundamental. Ele é a base do começo da minha vida musical, é família, é a amizade que ele tinha com o meu pai. Lúcio, por ironia do destino, veio parar no Rio Grande do Sul e, sem saber, transformou o violão gaúcho, sendo um artista de uma força natural incrível”, afirmou.
A cerimônia encerrou com uma apresentação do músico, que foi ovacionado pelo público presente.

 

Texto: Silvana Gonçalves

Foto: Kelly Demo Christ

Compartilhe