quarta-feira, 20 novembro

 

 

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na reunião desta terça-feira (19) parecer favorável ao o Projeto de Lei 33/2023, de autoria do deputado Zé Nunes, que declara o Festival de Inverno Lourenciano como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul e o inclui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Rio Grande do Sul.

O Município de São Lourenço do Sul está localizado às margens da Lagoa dos Patos, na Zona Sul do RS. Insere-se na região turística da Costa Doce, além do turismo e serviços, tem base econômica na agropecuária e agroindústria, especialmente, da agricultura familiar. Buscando impulsionar a economia e a cultura local, surgiu o Festival de Inverno Lourenciano, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI-CDL) com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Familiares e Senac.

O objetivo do evento é divulgar e promover e potencializar as atividades socioeconômicas, culturais e turísticas presentes no Município de São Lourenço do Sul. Entretanto, a finalidade vai além do retorno econômico, está na afirmação e divulgação da cultura, possibilitar a formação e a qualificação profissional para a população. “Com isto busca-se a atração de investimentos e o estímulo ao empreendedorismo e a superação dos problemas sociais e econômicos com geração de trabalho e renda para a população”, explica o deputado Zé Nunes.

A programação do Festival de Inverno Lourenciano abrange diversas áreas da economia local e regional. Porém, além dos negócios e das atividades de caráter técnico, realiza-se múltiplas atividades de lazer, entretenimento e culturais, especialmente ligadas à gastronomia. “Importante salientar que São Lourenço está inserido numa rota de turismo. Quem passa pelo festival pode ter contato com setor comercial, agrícola e industrial, em eventos técnicos e formativos, pode conhecer maquinas, equipamentos novidades tecnológicas que estão no mercado”, ressalta o autor do projeto.

Na praça de alimentação há ofertas variadas de produtos da cultura local, como exemplo, da cultura pomerana, que se destaca no município. E nos pavilhões acontece a Multifeira, com exposição e venda de produtos da economia local e regional, bem como dos serviços diversos. Em 2019, realizou-se o 1° Festival de Inverno Lourenciano, e em 2020, devido à pandemia, realizou-se o 1º Festival de Inverno Lourenciano Digital.  

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747 

Foto: Banco de Dados

Compartilhe