Radde percorre 16 municípios da Fronteira Oeste, Missões e região Norte, divulgando as ações do mandato antifascista

Radde percorre 16 municípios da Fronteira Oeste, Missões e região Norte, divulgando as ações do mandato antifascista

A Caravana Antifascista, como o gabinete do deputado Leonel Radde denomina os roteiros pelo interior do estado, percorreu 16 municípios de três regiões de sexta-feira (13) até segunda-feira (16).

No dia 13/9, por iniciativa da Frente Parlamentar pela Modernização da Segurança Pública, presidida pelo parlamentar, Alegrete recebeu a Reunião Pública para tratar do PL 207, no Salão de Atos da URCAMP. A reunião tratou do Projeto de Lei 207/2024, de autoria do deputado, que estabelece a Política de Treinamento Contínuo do Trabalho Policial com Foco em Direitos Humanos no RS e também da luta em defesa das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia que necessitam de apoio no atendimento e tratamento pelo SUS, inclusive para acesso aos medicamentos à base de cannabis.

Participaram da reunião a advogada criminalista e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos na OAB/Alegrete, Adriana Mello, o 1° tenente da reserva remunerada da Brigada Militar com formação em Gestão e Inteligência em Segurança Pública pela Uninter, José Antônio Gonçalves, o servidor da segurança Nei Machado e a representante do grupo de mulheres com fibromialgia de Alegrete, Fabriele Antunes.

Leonel Radde falou sobre as condições que os trabalhadores e trabalhadoras da segurança enfrentam como categoria e a importância de a sociedade compreender que podem e devem se unir nessa luta para o bem de todos e todas. Destacou também a relevância do PL 207. “Sou Policial civil de profissão e percebo a necessidade de uma maior qualificação dos servidores para que a atuação, principalmente, abordagens a grupos vulneráveis, seja mais cuidadosa e humanitária. Modernizar a segurança pública passa por enfrentar questões graves como o alto número de suicídios que hoje supera a quantidade de mortes de colegas em confrontos na atuação policial. Debater a situação com a sociedade é fundamental”, explicou.

Os relatos, tanto por parte dos convidados como do público presente foram no sentido de pedir apoio do mandato para as pautas que estão sendo ignoradas pelo poder público local.

Do Alegrete, a Caravana Antifascista seguiu para outras 15 cidades prestando contas e conversando com a população local sobre os PLs apresentados pelo mandato. São elas: Santiago, Bossoroca, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Borja, Três de Maio, Horizontina, Três Passos, Tenente Portela, Erval Seco, Santo Augusto, Carazinho, Passo Fundo, Erechim e Foutoura Xavier.

Texto e foto: Luciana Fagundes – MtB 21087