O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) esteve, na sexta-feira (13/09), em visita à comunidade indígena Guarita, em Tenente Portela. Durante o encontro, o cacique Valdones Joaquim relatou a preocupante situação dos trabalhadores indígenas, que enfrentam grandes dificuldades para comercializar seus artesanatos e são fortemente afetados pela crise econômica decorrente da calamidade pública no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
“Apesar de Tenente Portela não estar em situação de calamidade, a tragédia climática de maio afetou em cheio nossa economia”, explicou.
Adão Pretto reforçou seu compromisso com a comunidade e garantiu que vai intensificar as solicitações de amparo para os moradores da terra indígena, buscando mais ações para mitigar os impactos da crise. “Estamos aqui para garantir que as demandas dos povos indígenas sejam ouvidas. Vamos trabalhar para trazer soluções rápidas e fortalecer a economia local.”, afirmou o deputado.
Adão também destacou que está batalhando para trazer um Instituto Federal para uma área indígena. O deputado é coordenador da Frente Parlamentar dos Institutos Federais, na Assembleia Legislativa.
Também esteve presente no encontro o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto que reafirmou o compromisso do Governo Federal em implementar o primeiro Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) indígena na região, fortalecendo a segurança alimentar e econômica dos povos tradicionais.
Texto: Guilherme Zanini
Foto: Paulo Roberto Silva