Por decisão da Mesa diretora da Assembleia Legislativa, o ex-ministro de educação do governo Lula e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, receberá a principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Haddad foi, também, candidato a presidente pelo PT nas últimas eleições presidenciais. A sugestão foi do deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT.
“Haddad contribuiu muito com a expansão e a qualificação do ensino público no RS. Foi o melhor ministro da educação que o Brasil já teve e sua gestão teve repercussões importantes e positivas sobre o nosso estado. Merece muito mais do que uma medalha. Merece o reconhecimento perene dos gaúchos”, justificou o líder petista, autor da indicação.
A indicação foi votada na manhã desta terça-feira (4) na reunião da Mesa diretora da Assembleia. Dos sete votantes, recebeu cinco votos favoráveis. Segundo a resolução que instituiu a honraria, a medalha objetiva “homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento deste Estado”.
Biografia
Fernando Haddad é paulista e tem 55 anos. Advogado, é mestre em economia e doutor em filosofia pela USP. Foi ministro da Educação (2005-2012) e prefeito de São Paulo (2013-2016). Atualmente, é professor na Universidade de São Paulo (USP) e no Insper.
Texto: João Ferrer (MTE 8078)