Debate sobre as mudanças no regime próprio da previdência lota Câmara de Vereadores em Caxias do Sul

Debate sobre as mudanças no regime próprio da previdência lota Câmara de Vereadores em Caxias do Sul
Crédito William Schumacher

A comissão especial presidida pelo Dep. Pepe Vargas reuniu deputados e sociedade civil organizada para debater a reforma apresentada pelo Governo Federal

Um debate marcado pela presença de lideranças comunitárias, sindicais, servidores públicos e comunidade na noite desta segunda-feira (27). A comissão apresentou opiniões divergentes sobre a reforma, falaram os que são contra ela e os favoráveis, num debate que durou 3 horas e esclareceu quem tinha dúvidas sobre as mudanças.

Presidida pelo Deputado Pepe Vargas, a comissão teve a presença também da deputada Fran Somensi (PRB) e do Dep. Federal Elvino Bohn Gass (PT), além de alguns vereadores da cidade. Pepe destacou, durante o debate que “ O que o governo está apresentando nesta Reforma não é a solução. Só quer cortar gastos. Previdência é algo que precisa ser ajustado de tempo em tempos, tivemos ajustes em 2003, 2005, 2012 e 2015, isso que o governo apresenta não é ajuste, é um desmonte da Seguridade Social. ”

Na dinâmica dos trabalhos, o representante da OAB de Caxias do Sul, Anderson Ribeiro, falou por 20 minutos, contra a reforma apresentada pelo governo, ” A Previdência fora da Constituição, como quer Bolsonaro, possibilita que, por Lei Complementar, qualquer mudança no Sistema Previdenciário seja aprovada. Até mesmo a possibilidade de uma aposentadoria menor que o salário mínimo ou reajuste abaixo da inflação”.

Para defender a reforma, o convidado foi o professor economista Claudio Branchieri, “ não sei se esta é a melhor reforma, ela pode e deve ser ajustada pelo congresso, mas tenho certeza de que ela vai acontecer. Precisamos de uma reforma urgente, o País está envelhecendo rápido. ”

Depois da exposição dos dois convidados o público, que lotou a câmara de vereadores de Caxias, participou com perguntas, dúvidas e posições sobre o regime próprio.

O operário Alexandre Silva, que participou da audiência declarou que depois de ouvir as duas exposições, teve mais certeza em afirmar que “ sou contra esta reforma e hoje foi muito gratificante participar deste momento e entender o que representa essas mudanças. A comunidade de onde eu venho e faço parte ainda não conseguiu se aposentar com 65 anos, imagina com essa proposta”.

O Presidente da comissão, Deputado Pepe Vargas, destacou a presença da comunidade, lotando o auditório, mostra o interesse em debater um tema que gera dúvidas“ precisamos esclarecer, debater, conversar, mostrar o que esta reforma significa na vida das pessoas, e é isso que a comissão está fazendo. Vamos seguir mostrando aos gaúchos como a reforma pode afetar profundamente o futuro de cada um, por isso a importância de que cada audiência tenha mais gente participando”.

A próxima audiência da comissão especial acontece na sexta feira em Palmeiras da Missões e Santa Maria.

Texto: Vânia Lain