Evento com a presença do Senador Paim reuniu mais de 600 pessoas que representavam 60 entidades de todo o RS.
O senador Paulo Paim coordenou na manhã desta segunda-feira, dia 29, um grande encontro com deputados federais e estaduais, vereadores, dirigentes sindicais e lideranças de movimentos sociais de todo o RS. Os discursos foram unânimes ao criticar o projeto de Reforma da Previdência (PEC 6/2019) enviada pelo governo federal para a Câmara dos Deputados. O sistema de capitalização proposto pela PEC foi o alvo principal das críticas. Segundo Paim “se a capitalização passar será a miséria para o povo. Os maiores interessados nesse sistema de capitalização são os bancos, que são os que mais devem para a Previdência”.
Frente Ampla pelo Brasil
Paim defendeu a necessidade de construção de uma Frente Ampla pelo Brasil contra a reforma da previdência proposta (PEC 6/2019) e também para as próximas eleições. Paim defende que os partidos devem seguir o exemplo da Espanha, onde a centro-esquerda e esquerda estão se unindo para governar o País. “Temos que ter frente ampla em todos os municípios, não importa o nome”, disse, acrescentando que, por ele, essa frente deveria se estender às disputas eleitorais de 2020.
O evento transcorreu bem nesse clima de Frente Ampla. Cinco partidos estavam representados por suas lideranças PT, PC do B, PSOL, PSB e PDT. Fizeram uso da palavra os deputados federais Elivino Bohn Gass (PT), Dionilso Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Fernanda Mechiona (PSOL) e Pompeu de Mattos (PDT) os deputados estaduais Gerson Burmann (PDT), Pepe Vargas (PT), Fernando Marrone (PT), Edgar Pretto (PT), Sofia Cavedon (PT), além de dirigentes de centrais sindicais, vereadores, e lideranças do movimento social. Entidades como Dieese e OAB, ANFIP entre outras enviaram representantes. Vicente Cenisse Secretário Geral do PSB/RS representou o partido. Abgail Pereira (vice-presidente estadual do PC do B) estava bem à vontade como mestre de cerimônias ao lado de Vilson Romero ex-presidente da ANFIP que em 2018 concorreu a deputado federal pelo PDT. O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato PSB também fez duras críticas à PEC 6/2019.
CPI da Previdência
Em 2017, Paim foi o proponente e presidente da CPI da Previdência que em seu relatório final provou que não há déficit. “A CPI identificou e concluiu que o problema da Previdência é de gestão, sonegação, dívidas não cobradas, ausência de fiscalização mais rigorosa, desonerações e desvinculação de receitas”, elencou Paim.
Paim aponta como alternativas à reforma da Previdência o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e controle, revisão do modelo atuarial, auditoria da dívida pública, fim das desonerações, cobrança dos grandes devedores da Previdência e o combate às fraudes e sonegações.
O evento da Frente Ampla pelo Brasil teve a participação da Frente Ampla Gaúcha, Fórum das Centrais, OAB/RS, Frentes Parlamentares, ANFIP, Fetapergs, AAPEERGS, ARCO, Fetraf/RS, OAB/RS, partidos políticos e movimentos populares como Povo sem Medo e MST.
Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS Fones: 51.3472.5979 e (51) 98478.1393 – 29.04.2019 – Fotos: Lutiana Mott