A falta de professores nas escolas foi o tema da intervenção feita pelo deputado estadual Pepe Vargas (PT) em declaração de liderança na sessão desta terça-feira (30). O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar os deputados para, no dia 6, às 10h da manhã, integrarem a comitiva que irá ao Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar a falta de professores e funcionários nas escolas estaduais do RS.
Pepe comentou que, na segunda-feira, alunos da escola Carlos Fetter de Farroupilha divulgaram dois vídeos que viralizaram. Neles, estudantes lamentam que o discurso dos governantes sobre investimentos não equivalem com o que acontece na prática. Nesta escola estariam faltando professores de matemática, português e inglês em pleno 30 de abril. De acordo com o deputado, comente na região do 1º Núcleo do Cpers, na Serra gaúcha, pelo menos 46 escolas ainda estão sem professores e 25 não têm funcionários. “Na escola de farroupilha, a diretora diz que pediu audiência com o secretário de Educação e a resposta teria sido de que o não há falta de professores, mas ela é a diretora da escola e sabe que falta”.
O deputado fez um apelo aos deputados para que se unam para pedir que o MPE cobre uma solução ao problema. “Já que a base se unificou para votar pelo fim da obrigatoriedade do plebiscito, quem sabe não se unem para irmos juntos ao MP pedir uma solução?”, indagou, chamando à responsabilidade o atual governo. “O governo não vai enfrentar os problemas da educação? Como é que não identificaram no período de transição que contratos emergenciais estariam encerrando?”
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)