Deputado Radde coloca Comissão de Segurança à disposição para levar móveis acolhedores a Casas de Abrigo

Deputado Radde coloca Comissão de Segurança à disposição para levar móveis acolhedores a Casas de Abrigo

 

 

 

A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recebeu na reunião desta quinta-feira (22) a visita de alunas do terceiro ano do Curso de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, de Taquara (RS). Elas apresentaram o projeto de móveis acolhedores para casas de abrigo para mulheres vítimas de violência. O encontro foi presidido pelo vice-presidente do colegiado, deputado Leonel Radde (PT), que colocou a comissão à disposição para levar o projeto para diversas casas de abrigo.

O projeto, que faz parte do trabalho de conclusão de curso das alunas, foi elaborado a partir de questionários coletados com mulheres abrigadas em Casas de Acolhimento. Composto por cama, poltrona para amamentação, berço, mesa, estante, mesa de cabeceira, cômoda, poltrona afundo, guarda-roupa, sofá e apoio, o projeto visa garantir conforto, funcionalidade, segurança e otimização de espaços.

Conforme as estudantes Luíza Cardoso Mesquita e Fernanda Rodrigues, autoras do projeto, a partir do levantamento foi possível verificar que o ambiente de abrigamento, embora necessário e eficaz, é impessoal e desconhecido, além de ser palco de uma mudança extrema no cotidiano das vítimas. “Procuramos criar um espaço acolhedor, confortável e seguro”, resumiu Fernanda.

O deputado Leonel Radde sugeriu que a comissão ajude a ampliar o diálogo com as direções das casas de passagem no sentido de buscar uma parceria para a adoção do mobiliário. “É preciso que os locais que acolham as mulheres vítimas de violência tenham acesso a móveis mais confortáveis. Além de serem protótipos bonitos, tecnicamente avançados, ainda tem o viés de acolhimento e cuidado”, disse o deputado, acrescentando que a Comissão pode ampliar o diálogo com as casas para que o projeto possa ser implementado nas casas. “Há um desejo dessas mulheres para que os espaços em que elas estão tenham esse tipo de equipamento, por isso ficamos à disposição”.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747 (cm informações da Agência AL/RS)

Fotos: Debora Beina