sexta-feira, 22 novembro

Centenas de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram, na quarta-feira (24/07), em Porto Alegre, para dar início a uma série de atos de reivindicação por políticas públicas que favoreçam os camponeses.

Em frente ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, os manifestantes demonstraram descontentamento com a postura do Governo do Estado e pela ineficiência no amparo aos trabalhadores rurais. O deputado Adão Pretto Filho acompanhou a agenda do MST desde o início da manhã e ouviu atentamente às reivindicações apresentadas pelo Movimento.

“O Governo Federal tem sinalizado que vai ajudar os trabalhadores rurais, com perdão de dívidas, renegociação, períodos de carências e fundos garantidores para a agricultura familiar. E por parte do governador Eduardo Leite, o que está vindo?

Dentre elas, estão o reassentamento de famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a disponibilidade de terras do Estado para fins de reforma agrária e a volta do Programa Camponês.

Criado em 2013, o Programa Camponês teve o apoio do então governador Tarso Genro e disponibilizou, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o montante de 100 milhões de reais, o que beneficiou cerca de 8 mil famílias camponesas.

Entretanto, esse programa está parado. De acordo com dirigentes do MST, há cerca de 22 milhões de reais aptos para serem investidos.

“A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da comida que chega em nossas mesas diariamente. O mínimo que esperamos do governador Eduardo Leite é uma postura de acolhimento com as reivindicações do MST e que libere recursos para nossos agricultores”, acrescentou Pretto.

As ações do MST ocorrem em todo o Brasil, entre os dias 23 e 27 de julho, com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”. Em Porto Alegre, as atividades acontecem nos dias 24 e 25 de julho. Os atos são alusivos ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural e Dia Internacional da Agricultura Familiar, ambos comemorados na quinta-feira (25/07).

 

 

 

Foto e texto: Guilherme Zanini (Mtb – 13635 RS)

Compartilhe