O deputado Pepe Vargas participou nesta quinta-feira (18) da reunião de trabalho do Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O encontro reuniu os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, com o ministro-chefe da Secretaria da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, em Porto Alegre, para discutir novas ações do governo federal no estado. Foram definidas medidas para ampliar e facilitar o acesso ao crédito pelos produtores rurais e empresas.
Entre os pontos destacados está a dificuldade enfrentada pelos produtores rurais e empresários urbanos em acessar o crédito devido a estarem negativados. O governo federal prevê aprovar uma alteração na legislação que permita produtores e empresas do Rio Grande do Sul obterem crédito mesmo nesses casos. “O governo deve editar uma Medida Provisória para resolver essas questões”, avaliou Pepe. O governo Lula também está trabalhando na criação de um Fundo de Aval, com o intuito de garantir o acesso ao crédito rural. “A ideia é dar suporte ao acesso ao crédito rural, para os agricultores possam, efetivamente, acessar esses recursos”, afirmou o deputado.
Outro anúncio importante trata das mudanças nos parâmetros de classificação, feito pelas instituições bancárias, como “operação de risco”, aqueles produtores e empresas que no passado estavam inadimplentes. “Eles não estão conseguindo acessar as linhas de crédito, mas o governo está tomando as providências para ampliar o acesso ao crédito. Isso depende, agora, de resoluções legais”, explica o parlamentar.
Durante a reunião e trabalho do Gabinete Itinerante do Mapa, foi destaque, ainda, o reforço de recursos que o governo federal deverá repassar à Emater do Rio Grande Sul. “Vamos conseguir fazer frente a todos esses problemas que estamos enfrentando”, avaliou.
Texto: Silvana Gonçalves
Foto: Leticia Solano