Pós-enchente: povos de Terreiro e transporte estão na pauta das Audiências Públicas na ALRS

Pós-enchente: povos de Terreiro e transporte estão na pauta das Audiências Públicas na ALRS

 

 

 

As enchentes de maio passaram, mas os impactos e as consequências seguem atingindo a vida da população gaúcha. Observando os diferentes contextos, a deputada estadual Laura Sito (PT) e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, vai trazer para o legislativo debates importantes na próxima semana, através de duas audiências públicas.

A primeira irá acontecer no dia 15 de julho para abrir o diálogo com as comunidades de matriz africana e do povo de terreiro na busca de abrir espaço para compreender o tamanho dos estragos causados pelas enchentes. Para Laura Sito esses “espaços são de acolhimento das comunidades e fazem parte da segurança alimentar de muitas famílias que frequentam, ou não, esses espaços. Portanto, tratar de Ilês atingidos significa resgatar e preservar a cultura e, também, é uma resposta a quem tanto cuida da população gaúcha”, afirma.

Neste dia, a CCDH vai lançar a Cartilha Povo de Terreiro, ainda, haverá uma apresentação do mapeamento realizado sobre a situação das comunidades de terreiro atingidas. A Audiência Pública acontece nesta segunda-feira, dia 15 de julho, a partir das 16h, na sala Sarmento Leite, térreo da Assembleia Legislativa. Outro debate que vem reverberando desde o final do mês de maio é o do transporte público nos municípios, que será tema de audiência pública.

Segundo a deputada, tanto o seu gabinete e a CCDH têm acolhido relatos de filas grandes, falta de organização e de fiscalização, principalmente, nos pontos de embarque, incluindo horários escassos e ônibus cada vez mais lotados. Laura Sito explica que está “acompanhando o sofrimento dos moradores da Região Metropolitana que utilizam o transporte público para se deslocar até Porto Alegre. A Metroplan precisa apresentar um plano para que melhorias sejam feitas e esse não seja mais um problema para a população seguir enfrentando”, aponta a parlamentar.

A Audiência Pública acontece na terça-feira, dia 16 de julho, às 9h30, na sala Sarmento Leite, 3° andar da ALRS.

 

Texto: Thanise Melo