sexta-feira, 22 novembro

 

Lançado na última terça-feira (2), na Comissão de Educação, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), o Observatório da Educação Infantil foi entregue segunda-feira (8), em mãos para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), Cezar Miola. Sofia esteve em reunião com Miola, juntamente com a conselheira tutelar e coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Tutelar, Márcia Gil e Maria Luiza Rodrigues, representante da Faculdade de Educação da UFRGS, Fórum Gaúcho da Educação Infantil (FGEI) e Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI).
Tanto os dados apontados no Observatório, quanto os levantados em reunião por Márcia e Maria Luiza, trazem novas e preocupantes informações em relação às crianças de diversos municípios gaúchos, que não estão frequentando a escola. A não garantia de vagas para crianças de zero a seis anos na Educação Infantil, a parcialização da jornada, a parceirização para expansão de atendimento e a redução do atendimento à crianças de zero a três anos, são um dos muitos problemas debatidos.
Conforme Sofia, o TCE deve enviar um comunicado para os prefeitos dos municípios do estado que não estão atendendo à Educação Infantil. Além disso, a falta de comunicação entre as famílias carentes e a SMED e SEDUC é um outro problema apontado pelo Conselho Tutelar, já que as Secretarias não disponibilizam número de telefone, somente e-mail.
O conselheiro levará os dados obtidos no Observatório e os apontados em reunião, para serem discutidos no Colegiado.

Texto e foto: Hiashine Florentino

Compartilhe