O deputado Adão Pretto Filho acompanhou uma reunião entre a direção do MST e o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Durante o encontro, ocorrido na quarta-feira (12/06), em Porto Alegre, o Movimento apresentou uma série de pautas para o Governo Federal, reiterando a necessidade da liberação de recursos neste momento.
As lideranças do MST relataram perdas na casa de milhões de reais nos assentamentos e cooperativas. Dentre as reivindicações apresentadas, estão: reedição do Crédito Fomento via Incra, que foi utilizado em períodos de estiagem, mas que seria importante no momento atual, viabilização de reformas de casas de assentados atingidos pela enchente e crédito para retomada da produção.
Também foram solicitadas melhorias nas estradas dos assentamentos, anistia das parcelas do custeio e investimento que vencem em 2024, bem como a liberação imediata dos recursos do Plano Camponês.
O deputado Adão Pretto relatou que tem ido aos assentamentos desde as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, e que as necessidades apresentadas pelo MST durante a reunião são reais.
“Muitos produtores me procuraram dizendo que perderam tudo com a enchente. Precisamos viabilizar recursos, isenções e facilitação de linhas de crédito para que os assentados possam retomar a produção”, explica o deputado.
Texto: Guilherme Zanini
Foto: Joaquim Moura