quinta-feira, 21 novembro

 

A luta pela criação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho ganha, cada vez mais, apoio na  região Nordeste do RS. Nesta sexta-feira (19/04),  o plenário da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, foi palco de mais uma audiência pública na Serra Gaúcha para debater a instalação do Ensino Superior gratuito na região. A reunião, organizada pela Comissão Técnica de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, reuniu estudantes, empresários, entidades e políticos em torno da criação de um espaço de ensino superior federal.

O deputado Pepe Vargas destacou que este movimento, em Bento Gonçalves, vem  reforçar a luta pelo ensino público e gratuito. Ele recordou que a partir de 2005, houve um processo de consolidação de novas instituições federais de ensino público superior, foram 18 novas universidades no país até 2016, além das extensões de 181 campi de instituições existentes, que levaram estrutura para outras regiões, além da criação de institutos federais. Diante desse compromisso do Governo Lula com o ensino superior, conforme Pepe, a expectativa é positiva. Além disso, recentemente, foi anunciada a expansão dos Institutos Técnicos Federais, o que indica, em breve, possíveis anúncios em relação às Universidade Federais.

Segundo Pepe, uma Universidade Federal possui um amplo papel, que vai do ensino gratuito de qualidade ao desenvolvimento da  pesquisa científica e tecnológica. A instalação da Universidade Federal seria uma aliada ao  processo de expansão do ensino público na Região Nordeste do Estado. “É importante para os alunos que não possuem recursos econômicos, porque mesmo com o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), nem todos conseguem. Além de ser importante para pesquisa científica e tecnológica na região”, avaliou.

O vice-presidente da Comissão, vereador Eduardo Pompermayer (PP), ressaltou que municípios como Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata já realizaram esse debate. “O momento é de unir esforços políticos e educacionais para que o governo federal instale uma Universidade Federal na Serra Gaúcha”, afirmou.

 

Texto: Silvana Gonçalves – MTB 9163

 

 

Compartilhe