Conforme informou a deputada Sofia, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) será contatada pela Comissão para que as sérias demandas apresentadas sejam solucionadas. A Madre Benícia, por exemplo, consta do relatório do Monitoramento das Obras Escolares realizado pela Comissão de Educação e ainda está com problemas na rede elétrica, refeitório e cozinha, lembra a deputada. “Segundo as informações o projeto emergencial, que envolve fossa, elétrica e telhado apresentado em dezembro está tramitando, o empecilho, relatou a direção, é que está a quase dois meses na 2ª CRE e a escola está tendo que liberar até 50% dos alunos diariamente para atividades domiciliares por conta disso”, salienta a parlamentar.
A escola Joaquim Gonçalves Ledo, do município de Mormaço, é outra que consta do Monitoramento das Obras Escolares desde o seu primeiro relatório com demandas de construção de novo prédio da escola; reforma do acesso à cozinha que está interditado; reforma da estrutura elétrica e construção da casa do gás.
Escola fechada
Representantes da Comissão de pais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, de Rosário do Sul, Ana Alice Pereira Gomes e Darliane Marquez Araújo, também participaram da reunião da Comissão e contestaram o fechamento da escola, realizado através de decreto do governador Eduardo Leite, e da sua consequente municipalização.
A deputada Sofia intermediou um encontro entre as Mães com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que ocorreu logo após o encerramento da reunião da Comissão com a Chefia de Seção da Subsecretaria de Governo de Demandas Escolares.
Sofia encaminhou ainda que, se houver necessidade, a Comissão irá realizar novas Audiências Públicas para tratar das situações.
Texto: Marta Resing 5405
Foto: Lucas Kloss | ALRS