Preocupado com o futuro do saneamento de São Lourenço do Sul, o deputado Zé Nunes reuniu-se na última semana com a direção da Aegea – empresa que adquiriu a Corsan -, em Porto Alegre, para discutir como será a ação da empresa no município, localizado na região Sul do Estado. O objetivo foi solicitar a continuidade de projeto iniciado no período em que Zé Nunes esteve à frente da administração municipal. A empresa informou que está avaliando o projeto para propor nova estratégia.
Zé Nunes, que foi prefeito de São Lourenço, falou sobre o projeto de tratamento de esgotos iniciado durante sua gestão à frente da Prefeitura. Na época, o município desapropriou e adquiriu as áreas dos lagos de tratamento de esgotos, iniciou a implementação do emissário e das estações de recalque do esgoto coletado. O projeto do sistema de tratamento previa o sistema por separador absoluto que encontra-se atualmente paralisado. Representante da empresa informou que está fazendo tratativas com o município para acertar os parâmetros de uma nova concessão e está fazendo uma avaliação das obras e do projeto já realizado para a partir daí definir uma estratégia e uma proposta para o município de São Lourenço do Sul.
O deputado também cobrou uma posição sobre a obra de instalação de água na localidade de Coqueiro. Segundo o parlamentar, o ex-prefeito Daniel Raupp assinou o contrato de programa com a Corsan e desde esta época já se previa o fornecimento de água tanto pra a Vila do Coqueiro quanto para Boa Vista. “A Corsan implementou 80% da obra no Coqueiro e essa obra precisa ser concluída”, defendeu Zé Nunes. A antiga empresa abandonou a obra quando estava 95% concluída. Uma nova empresa foi contratada e já assinou o contrato. O trabalho recomeça no dia 4 de março, com prazo de execução de 4 meses.
Outra demanda apresentada pelo parlamentar foi a necessidade do aumento da capacidade de reservação de água na barragem no Rio São Lourenço que encontra-se assoreada, com baixa de capacidade de armazenamento e que durante os períodos de longas estiagens coloca sob risco o abastecimento no município. “A empresa garantiu que o novo contrato de concessão estará conectado com o plano básico de saneamento aprovado no município ainda na nossa gestão da prefeitura, quando, inclusive, coordenamos o processo para sua constituição”, disse o deputado que também tratou da necessidade de investimentos em infraestrutura no distrito industrial de São Lourenço do Sul. “É necessário uma parceria da Aegea com o município quando este realizar obras de infraestrutura para atrair empresas para seu distrito industrial”, defendeu.
O deputado aproveitou ainda para convidar a empresa para uma Audiência Pública que será realizada no município de São Lourenço do Sul para discutir a retomada da articulação de governança regional e apresentação das políticas públicas federais e estaduais para o setor do turismo. “O tema do saneamento é estratégico para os municípios que estão na orla da Costa Doce e utilizam as águas da Lagoa dos Patos como atrativo turístico, especialmente em função da sua balneabilidade e suas praias”. A empresa se colocou a disposição para dar as informações necessárias e prestar os esclarecimentos, abrindo um diálogo.