O alerta para a urgência do cuidado com a terra e o meio ambiente, sobretudo em tempos de recorrentes desastres climáticos, foi evidenciado na 46ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que teve como tema “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida”. O evento sempre é realizado na terça-feira de Carnaval. Este ano, teve como sede o município de Ipê, que tem pouco mais de 5,3 mil habitantes e é conhecido como a Capital Nacional da Agricultura Ecológica.
A romaria reuniu milhares de pessoas em uma jornada de fé e reflexão. Entre as lideranças políticas estavam o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e o deputado estadual Adão Pretto Filho.
A caminhada saiu da Capela Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Pichetti, e percorreu cerca de 2,5 quilômetros até a Paróquia São Luiz Rei, no Centro de Ipê. Além de cantos e orações, os romeiros foram convidados a refletirem sobre a crise climática e a reforçarem os cuidados com a terra.
O RS enfrenta, nos últimos anos, problemas climáticos cada vez mais severos. As enchentes de 2023 destacam-se como um dos eventos mais impactantes e trágicos da história do estado, o que resultou em mortes e destruição.
Depois da caminhada, foi realizada missa, seguida de partilha de alimentos entre os fiéis, momento cultural e bênção final aos romeiros.
texto e foto: Paulo Roberto