Com mais de 90 anos de história, o Hospital Centenário de São Leopoldo é uma das mais importantes instituições de saúde da Região Metropolitana e do Vale do Sinos, atendendo pacientes de mais de 20 municípios. Para qualificar os serviços e investir em melhorias na estrutura do hospital, o deputado Miguel Rossetto (PT), que nasceu no Centenário, disponibilizou R$ 1 milhão através de emenda parlamentar prevista no orçamento estadual de 2024. Um ato público, ocorrido nesta-quinta-feira (04), celebrou a garantia do recurso.
“O que me dá conforto e segurança de destinar recursos públicos para o Hospital Centenário é a confiança plena na capacidade e na qualidade de trabalho de cada um e cada uma de vocês. A gestão séria, qualificada e dedicada do prefeito Ary Vanazzi e do presidente Nestor Schwertner (presidente da Fundação Hospital Centenário) também são elementos fundamentais para garantir a execução e aplicação desses recursos da maneira mais adequada possível”, destacou Miguel Rossetto.
O deputado lembrou que os hospitais da região estão sofrendo com a redução de repasses de recursos por parte do Governo Leite em função do programa Assistir, que alterou os critérios para distribuição de verbas. A Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana) estima que a redução supere a casa dos R$ 240 milhões. Com isto, seriam realizados 1,4 milhão de exames a menos por ano, além de reduções de 730 mil tratamentos clínicos, 90 mil cirurgias anuais e quatro mil mortes acontecerão a mais anualmente.
“A emenda é uma forma de amenizar o prejuízo que o Hospital Centenário vem tendo com a diminuição dos repasses por parte do Governo Leite. Além dos problemas do Assistir, é importante lembrar que o governo estadual descumpre o repasse constitucional de 12% da Saúde, ao incluir no orçamento gastos que não estão vinculados ao atendimento universal da população. Ao contrário do Governo Lula, que está recompondo o orçamento da Saúde. Bem como a prefeitura de São Leopoldo, que destina mais de 30% do seu orçamento para a saúde”, acrescentou Rossetto.
“A generosidade e o compromisso do deputado Rossetto com o Hospital Centenário nos ajudam a seguir adiante. Esta instituição está de pé porque nós decidimos mantê-la de pé. Pelo olhar de diversos atores políticos da nossa cidade, o hospital deveria ser privatizado. Mas nós escolhemos o caminho de trabalhar muito para manter o hospital e realizar 100% dos atendimentos pelo SUS”, afirmou o prefeito Vanazzi.
O Hospital Centenário conta atualmente com mais de 700 funcionários e realiza, em média, 2,5 mil atendimentos por mês.