A presidente da Associação dos Juízes do Rio grande do Sul (AJURIS), Vera Deboni, reuniu-se nesta terça- feira (3) com o deputado Pepe Vargas para tratar sobre as reforma da Previdência. A preocupação da categoria é em relação a inconstitucionalidade de alguns pontos do projeto de Reforma governo e que a AJURIS reuniu num relatório.
Para a presidente da AJURIS, “a chamada reforma da Previdência – e que na verdade é um novo modelo de Previdência – rompe com o princípio de solidariedade, com o princípio de cuidado que o Brasil sempre teve, precisa ser levada de forma clara para a população. O apoio dos parlamentares é fundamental, pois a mídia tem limitações em informar e o parlamento através da comissão pode informar e levar as informações concretas e verdadeiras, “concluiu.
O deputado Pepe Vargas, que preside a Comissão Especial da Reforma da Previdência, afirmou que pactua das mesmas preocupações e que a ideia de criar a comissão, foi exatamente para debater e esclarecer a população. “Precisamos contribuir com este debate, esclarecer, explicar e deixar claro as pessoas quais as perdas, os riscos e os impactos sociais dessa reforma”, argumentou.
A comissão, presidida pelo deputado Pepe vai ser instalada em nove cidades do estado: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Pelotas, Alegrete e Santo Ângelo. Especialistas serão convidados para os debates. Entre eles, o professor da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile Andras Uthoff, o economista Paulo Tafner, o representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) Vilson Romero e a integrante do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário Jane Berwanger. As datas das audiências ainda não foram definidas.
Texto: Vania Lain