domingo, 24 novembro

O deputado Adão Pretto e o ministro Paulo Pimenta se encontraram na luta ao lado dos produtores e produtoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante as manifestações da quarta-feira (30/11), em três municípios da Região Metropolitana.

Segundo o deputado Adão Pretto, a principal reivindicação dos assentamentos de Viamão, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita, é decorrente dos prejuízos que chegam a quase 100% da produção de arroz orgânico e hortaliças, devido às enchentes.

Adão Pretto destaca que a região concentra a maior área plantada de arroz orgânico na América Latina e propôs uma audiência pública com a presença do Governo do Estado para garantir recursos e aliviar parte das dívidas dos produtores. “É na luta que a gente se encontra e a produção de alimentos não vai parar. O Governo do Estado tem obrigação de fazer a sua parte e contribuir com os nossos produtores e produtoras”, cobrou Adão Pretto.

Os assentamentos já organizaram alguns pedidos e medidas urgentes, como a renegociação das dívidas, investimento através do Plano Camponês, crédito emergencial de R$ 15 mil por família para aquisição de equipamentos, Linha de Recurso Emergencial com subsídio dos governos federal e estadual, além de melhorias na infraestrutura de estradas e barragens.

 

 

Texto e foto: William Dias

 

 

Compartilhe