O deputado estadual Zé Nunes (PT), voltou a defender a realização de plebiscito para a venda das principais estatais gaúchas, já que, conforme a Constituição, é pelo plebiscito que a sociedade expressa se é a favor ou contra a privatização. Segundo ele, esta é uma luta desafiadora para os que acreditam num Estado de todos os gaúchos e gaúchas. “O momento político é que está pressionando para a privatização. Não é este dinheiro que vai resolver os problemas financeiros do RS. Querem entregar o patrimônio de bandeja para o setor privado”, declarou.
Promover atividades tradicionais da produção gaúcha, aprofundar o processo de competitividade e buscar posicionamento firme do governo federal em relação às ações que colocam em risco setores agrícolas do Rio Grande do Sul são algumas da alternativas citadas pelo parlamentar.
Ele lembrou ainda que o programa de privatização que o governo de Eduardo Leite defendeu nas eleição de 2018 é igual ao que vinha sendo implementado por José Ivo Sartori, que por sua vez, é a continuidade da política implementada pelo ex-governador Antonio Britto.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)