Nesta segunda-feira (16), o deputado estadual Zé Nunes (PT), participou de audiência pública para tratar da qualidade da distribuição de energia elétrica em Canguçu. Por ironia, o debate atrasou devido à falta de luz! Entre os principais assuntos abordados, a necessidade de implementação de equipes permanentes de plantão para intervenção rápida, maior fiscalização e efetividade pela AGERGS, melhoria na de comunicação, uso de georreferenciamento para localização das UCs, aumento e treinamento das equipes, encaminhar as UCs atingidas pela falta de energia ao Procon, às pequenas causas e à Aneel, regionalizar as chamadas em vez do 0800.
“Estamos em nosso terceiro mandato e já participamos de diversas audiências para discutir a qualidade do serviço, e as demandas não param. O povo do interior está sofrendo muito com a falta de energia, como nunca sofreu. Quando a Assembleia aprovou a privatização em março de 2021, com leilão vencido pelo Grupo Equatorial, que assumiu controle em julho do mesmo ano, com a promessa de melhoria no serviço sem o aumento da tarifa, os discursos eram que os serviços melhorariam, que a empresa passaria a ter eficiência e gestão”, lembrou o parlamentar.
Porém, de acordo com ele, a realidade é completamente oposta, pois houve aumento de tarifas, ocorrência de problemas recorrentes de distribuição, precariedade e falta de manutenção de infraestruturas, redução considerável na qualidade de atendimento ao cliente, gerando redução drástica na qualidade da prestação de serviço.
O Rio Grande do Sul tem sofrido com recentes ondas de calor acima da média, além de tempestades que atingem todo o estado, com quedas de energia elétrica que demoram horas para serem reestabelecidas, o que têm causado a queima de eletrodomésticos e perdas significativas na agricultura, com prejuízos incalculáveis para produtores de fumo e leite, especialmente na região Sul, por exemplo. Ainda há relatos de postes caídos e fios pendurados, com tensão, sem o desligamento deles, trazendo perigo iminente aos moradores.
Em 2022, realizamos uma série de audiências públicas pelo Estado, com a presença de representantes da CEEE Equatorial. Nessas ocasiões, a empresa se comprometeu em aumentar os aportes de investimentos em infraestrutura e com a qualificação do atendimento ao cliente, contudo, as melhorias prometidas há quase um ano, parecem não chegar.
Texto: Marcela Santos – (MTE 11679)