sexta-feira, 22 novembro

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), juntamente do superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro, do prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador, do vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, e vereadores dos municípios, se reuniu na manhã desta quarta-feira (11) com o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia GptE, General José Luís Carlos Araújo do Santos, para articular o suporte do Exército no reparo e colocação de pontes móveis nos municípios de Candiota e Hulha Negra.

Com o alto fluxo de veículos circulando nas estradas vicinais de Candiota e Hulha Negra, por decorrência da interrupção na BR 293, principalmente por caminhões e carretas, as pontes Schirmann, de 5 metros de comprimento, na estrada de acesso da Trigolândia à usina UTE Pampa Sul, e a ponte sobre o Rio Jaguarão, de 50 metros, na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra, acabaram danificadas e interditadas, trancando o fluxo no local.

Segundo o General Santos, já na sexta-feira uma equipe técnica do Exército fará um reconhecimento nos locais para avaliar as necessidades. “Se tudo, com esse reconhecimento, for possível, nós vamos pedir autorização para o Comandante Militar do Sul para posteriormente lançar duas pontes provisórias nas estradas vicinais para melhorar o tráfego. A ideia é lançar essas pontes provisórias no eixo ao lado para não atrapalhar a reconstrução das pontes definitivas”, concluiu.

“Os municípios, o DNIT e o Exército estão fazendo a sua parte, mas também é um processo demorado. O apoio do Batalhão de Engenharia na colocação de duas pontes móveis ajuda muito numa solução pelo menos provisória”, afirmou Mainardi. Na próxima semana, o deputado estará em Brasília acompanhado de representantes dos municípios e buscarão recursos nos ministérios para encaminhar as soluções de forma definitiva.

 

Reunião na Casa Civil do Estado

Mainardi e os representantes dos municípios ainda se reuniram com André Palácio, assessor da Secretaria da Casa Civil, com a presença da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB). Como não compete aos municípios a organização do tráfego, Mainardi articulou apoio do Governo do Estado, através da Brigada Militar, para direcionar o trânsito do local, auxiliando na condução dos veículos adequadamente.

 

Texto: Rene Oliveira e Fernando Risch

Foto: Rene Oliveira

Compartilhe