O processo de recuperação do Vale do Taquari requer muito trabalho. E trabalho não tem faltado para os representantes do Governo Federal no escritório criado na sede da Caixa Econômica Federal em Lajeado. Além de receber prefeitos, gestores municipais, entidades rurais e empresariais e lideranças políticas, o Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, coordenador do escritório, tem percorrido os municípios para agilizar os trâmites para liberação de recursos emergenciais e para os processos estruturantes de reconstrução da região.
Maneco esteve em Roca Sales, na sexta-feira (06/10), com o prefeito Amilton Fontana, auxiliando no cumprimento das etapas para garantir a construção de casas pelo Minha Casa Minha Vida. Depois, recebeu o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o secretariado municipal para apresentação de um levantamento das perdas e necessidades da cidade. Horas depois, foi a vez de reunir com a Associação de Vereadores do Vale do Taquari para apresentar as ações já realizadas pelo Governo Lula na região.
“A determinação do presidente Lula é não sair da região enquanto todos os processos necessários não forem vencidos para os recursos chegarem na ponta. Seja na área da saúde, na reconstrução das Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Na educação, com a reconstrução de creches e escolas. Na moradia, para implementar o Minha Casa Minha vida, tanto na área urbana quanto na rural, até que consigamos suprir e vencer esse desafio que infelizmente esta tragédia nos trouxe”, afirmou Maneco Hassen.
“A presença do secretário Maneco Hassen aproxima ainda mais o Governo Federal da nossa região, do Vale do Taquari. E este reconhecimento deve ser feito por nós”, afirmou o Prefeito Elmar Schneider. O fato de Maneco Hassen ser da região e ter exercido o cargo de prefeito de Taquari por dois mandatos, além de ter sido presidente da Famurs, é considerado um fator essencial para os prefeitos.
Desde o dia 28 de setembro, quando começou a operação do escritório em Lajeado, foram 28 reuniões realizadas, 13 municípios formalmente atendidos no espaço, por meio de seus representantes oficiais e 9 entidades dos mais diversos setores.
De Brasília, o ministro Paulo Pimenta também tem monitorado todas as iniciativas. Único ministro gaúcho do Governo Lula, o chefe da Secom da Presidência da República tem sido o responsável pela agilização das ações na capital federal. Em publicação nas redes sociais, Pimenta afirmou que nas próximas semanas será assinado o decreto que regulamenta a liberação do crédito do BNDES no valor de R$ 1 bilhão. Os financiamentos terão juro zero, carência de dois anos e prazo de pagamento de cinco anos, conforme anúncio do presidente Lula. O recurso é fundamental para reconstruir as áreas atingidas e retomar a economia, garantindo renda e emprego dos mais variados setores.
Texto: Assessoria de Comunicação do PT
Fotos: Joaquim Moura