sexta-feira, 22 novembro

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, reunida terça-feira (19), deu parecer favorável ao projeto de lei n° 482/2021, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do RS a ponte General Osório, situada na RSC-377, no município de Manoel Viana.

A construção iniciada em outubro de 1946, envolveu em torno de 400 trabalhadores que durante mais de 4 anos trabalharam até a sua inauguração em 1950. A travessia sobre o rio Ibicuí passou a ser o principal ponto de ligação entre Alegrete e Manoel Viana, servindo de passagem para carreteiros e cavaleiros que faziam o caminho entre as Missões e a Fronteira.

A construção teve início em outubro de 1946, quando foi iniciada a implantação do acampamento dos trabalhadores. Em torno de 400 trabalhadores faziam parte da equipe, entre operários e profissionais. O acampamento era composto de casas para casados, dormitórios para solteiros, refeitórios, depósito para materiais e casas para administração. Inaugurada em 1950, a Ponte General Osório dá continuidade à RS-377. Foi construída para dar passagem aos carreteiros e cavaleiros que faziam o caminho entre as Missões e a Fronteira. “O então povoado de Manoel Viana (entre Alegrete e Santiago) começou a crescer a partir dessa construção, que permite aos viajantes a travessia sobre o Rio Ibicuí. Com a obra da ponte General Osório sobre o rio Ibicuí, a vila, hoje cidade, se desenvolveu em todos os setores da economia, como também populacionalmente”, afirma Marinardi.

Compartilhe