Direito ao aleitamento materno é tema de Audiência Pública na AL

Direito ao aleitamento materno é tema de Audiência Pública na AL

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, acontece a Audiência Pública para debater o direito ao aleitamento materno, a partir das 10h, no Espaço da Convergência, no térreo da Assembleia Legislativa. O encontro é alusivo a este mês, conhecido como Agosto Dourado, um símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, um alimento completo para os primeiros meses de vida.

No Brasil, o Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que intensifica ações de conscientização e compreensão sobre o aleitamento materno. As atividades podem incluir a realização de palestras e eventos; a divulgação sobre o mês; reuniões com a comunidade e em espaços públicos e a iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Para Laura Sito a amamentação é uma discussão de saúde pública, mas, também, sobre os direitos trabalhistas e os espaços públicos e privados que as mulheres estão, cada vez mais, ocupando. “Como amamentar exclusivamente por 6 meses quando a licença maternidade dura 4 meses? Quem amamenta com fome e sem rede de apoio? Não é um debate apenas sobre nós e nossas dificuldades, também engloba como a sociedade garante esse direito às mães e aos bebês. E é papel do estado garantir esse direito. E esse é o debate que vamos seguir fazendo!”, afirmou a deputada.

Entre os benefícios do aleitamento materno está a redução da mortalidade infantil, nutrição e fortalecimento do sistema imunológico dos bebês. Para as mães há diminuição do sangramento no período pós-parto; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio e proteção contra doenças cardiovasculares. Atualmente, apenas 45% das crianças menores de seis meses recebem amamentação exclusiva no Brasil, para a parlamentar esse dado reflete que, “é preciso discutir o direito dos bebês de se alimentarem do leite materno e é direito das mães de ter informações suficientes para garantir o seu bem viver e o do seu bebe”, complementou Laura Sito.

Serviço:
Audiência Pública sobre o direito ao aleitamento materno.
Dia 23/08, quarta-feira, a partir das 10h.
Sala Sarmento Leite da ALRS.

 

Texto/Foto: Thanise Melo