O deputado Zé Nunes (PT), participou na terça-feira (15/08), do ato que reuniu as agricultoras e agricultores familiares, em defesa de medidas contra a crise na cadeia produtiva do leite e pelo Proagro. A manifestação mostrou a força da agricultura familiar e a importância do setor para a população. Simbolizando a luta, os manifestantes foram até o Palácio Piratini, e distribuíram leite às famílias trabalhadoras.
Segundo o parlamentar, já está aberto diálogo com o governo federal, que deve anunciar a aquisição de leite da agricultura familiar. “Sabemos que precisamos de medidas mais contundentes que possam limitar os processos de importação, mas o governo do Estado precisa fazer sua parte, e dizer o que pretende com o setor da produção de leite”, criticou.
Zé Nunes lembra que nos dois últimos a política de Estado para o setor foi destruída. “Tínhamos o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), o Prodeleite e o Fundoleite, três instrumentos de política de Estado que perpassam governos, no entanto, Sartori e Eduardo Leite destruíram essas políticas”, lamentou.
O RS perdeu a condição de segunda bacia leiteira do país para o Paraná, perdeu 44 mil famílias do setor e diminuiu a produção de leite. Para o petista, isso tem nome: “Falta de política pública de Estado. É importante que o governo federal faça sua parte, mas o governo estadual é o maior interessado, e precisa se posiciona”, completou.
Texto: Marcela Santos
Foto: Tito Lima