sexta-feira, 22 novembro

Enquanto os governadores Eduardo Leite e Romeu Zema buscam justificar a responsabilidade pelo baixo desempenho econômico de seus governos, criticando a organização e a alta performance dos estados do norte e do nordeste, com declarações levianas e desinformadas, que beiram a xenofobia, o Governo Lula, trabalha para reduzir as enormes desigualdades entre as Unidades da Federação.

No caso do RS, as queixas não encontram respaldo na realidade. Somente em uma única área, o anúncio do novo programa de investimentos em infraestrutura do Governo Lula, há previsão de investimentos de R$ 6 bilhões para obras no Rio Grande do Sul. O valor foi antecipado, em entrevista à Rádio Gaúcha, no início de agosto, pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Um evento na cidade do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (11/08) deve oficializar o volume de recursos destinados à cada Estado. No caso do Rio Grande do Sul, já estão em fase de execução quatro obras consideradas prioritárias: a ponte em Porto Xavier, na BR-392; a ponte na BR-472, entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana; a revitalização da ponte entre Brasil e Argentina em Uruguaiana e a ponte entre Brasil e Uruguai em Jaguarão.

Além das pontes, outras obras foram retomadas, depois de quatro anos sem ritmo ou abandonadas, como é o caso da duplicação da BR-290; as melhorias na BR-116, a conclusão na BR-448 da ponte estaiada Lupicínio Rodrigues e a travessia urbana de Santa Maria. Investimentos em hidrovias gaúchas também estão na mira do Governo Lula.

Para o líder da Bancada do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi, ao contrário de Lula, a escolha de Eduardo Leite é pela desunião. “Definitivamente, o governador gaúcho escolhe o caminho de obstrução à reconstrução do país. É triste, mas não é inesperado. Seus interesses estão bem longe dos cidadãos do RS.”

A opinião de Mainardi é compartilhada pelo Líder do Governo Lula na Assembleia, deputado Jeferson Fernandes, para quem o governador gaúcho vez ou outra, “comete sincericídio” e mostra sua verdadeira face. “Se essa é mais uma da tais “novas façanhas”, que bom que mostra agora.” Fernandes também lembra que com pretensões à Presidência da República, Eduardo Leite comete erros graves. “Para quem quer ascender em nível nacional, esse foi um belo tiro no pé.”

As obras de infraestrutura no RS, serão executadas com recursos do orçamento da União. Além das obras em andamento, o ministro Pimenta, também adiantou que o RS também terá recursos para novos projetos em infraestrutura.

 

Texto: Adriano Marcello Santos

Foto: Joaquim Moura

Compartilhe