A deputada Stela Farias anunciou esta semana a realização de uma audiência pública, através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, para tratar da situação da coleta seletiva de lixo e resíduos sólidos na região do Vale do Gravataí. “Queremos chamar os órgãos ambientais municipais, estaduais e federais para debater e pensar o planejamento ambiental da nossa região, que abandonou o tratamento dos resíduos sólidos, potencializando, com isso, os efeitos climáticos extremos, já que o lixo se acumula nos rios e arroios que atravessam as cidades” diz Stela.
A deputada destaca que as chuvas das últimas semanas mostram o descaso da maior parte das prefeituras com a questão da coleta seletiva, que é capaz de reduzir exponencialmente a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e favorecer a reciclagem de materiais. “A coleta seletiva gera emprego e renda para os catadores e catadoras de materiais recicláveis, essenciais para a sustentabilidade ambiental e social, além de melhorar a qualidade de vida da população, evitando a proliferação de doenças o que hoje não acontece nas nossas cidades”.
Segundo Stela, por isso, é fundamental que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realize uma audiência pública sobre esse tema, ouvindo as demandas, as dificuldades e as propostas dos diversos segmentos envolvidos, como os gestores públicos, os catadores, as cooperativas, as empresas, as entidades ambientalistas e os moradores da região. A audiência pública é uma oportunidade de ampliar o diálogo, o conhecimento e a conscientização sobre a importância da coleta seletiva de lixo e resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável do Vale do Gravataí.
Texto: Luciane Franco – MTE.7744
Foto: Debora Beina