sexta-feira, 22 novembro

Na segunda-feira (10), em agenda em Santa Catarina, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes (PT), acompanhado do chefe de gabinete do deputado que integra a Frente, Adolfo Brito (PP), Airton Scorsatto participou de reunião com os deputados Luciane Carminatti (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Fabiano da Luz (PT) e Sargento Lima (PL), e com o chefe de gabinete do deputado Pepe Collaço (PP), Henrique de Souza.

Na pauta, o projeto de lei nº 10/23 que prevê a classificação do fumo na propriedade dos agricultores, semelhante ao projeto que Zé Nunes aprovou no Rio Grande do Sul. Em SC, ele foi apresentado pelo deputado Sargento Lima, e está tramitando na Assembleia.

A Frente gaúcha está estabelecendo diálogo com deputados catarinenses para aprovação da lei naquele Parlamento. “Estamos construindo um diálogo para que o projeto seja implementado em Santa Catarina e no Paraná, para beneficiar todos os produtores de tabacos do Sul do Brasil”, declarou. A Frente também está em diálogo com deputados do Paraná, e nos próximos dias, irá a Curitiba para tratar do assunto.

A produção de fumo desses três estados representa mais de 80% da produção do país, e 160 mil famílias dependem dessa atividade. O RS é o maior exportador do Brasil. “Tendo uma legislação única nos três estados do Sul, poderemos unificar, regular e dar sustentabilidade a esta atividade produtiva, com mais autonomia e melhor condição de comercialização”, finalizou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Foto: Juliana Wille

Compartilhe