A Carta em Defesa da Economia Gaúcha, articulada pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa e subscrita por outras oito bancadas (PCdoB, PSol, PDT, União Brasil, PTB, PSD, MDB e PSB) foi entregue pelo deputado Miguel Rossetto, acompanhado do vice-líder do Governo Lula na Câmara Federal, deputado Bohn Gass (PT/RS), ao presidente em exercício do Senado Federal, Vital do Rego, na manhã desta quarta-feira (28/06), em Brasília. “Pedimos ao Senado que convoque a direção do Banco Central e a revisão desta insustentável taxa de juros” afirmou Rossetto.
O documento reivindica ao Senado Federal a convocação da atual diretoria do Banco Central para tratar da revisão da política de juros abusivos praticada pela instituição.
Na carta as bancadas assumem a defesa da economia gaúcha e reiteram os pedidos de empresários, diretores de cooperativas, cidadãos gaúchos que repetem todos os dias que “é impossível continuar com uma taxa básica de juros de 13,75%”.
O documento lido pelo deputado Miguel Rossetto durante Sessão Plenária, na terça-feira (27/06), foi motivado pela sétima edição da Ata do Copom que manteve a taxa de juros elevada, mesmo diante de uma inflação anual de 3,94%, medida pelo IPCA, índice da inflação oficial no país.
Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Alexandre Masotti