sexta-feira, 22 novembro

 

O presidente Lula lança hoje (28/06) o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 com a destinação de R$ 71,6 bilhões de créditos do Pronaf e redução de 5% para 4% na taxa de juros anual para a produção de alimentos. O volume de recursos é 34% superior à safra passada.

Após lançar o primeiro Plano Safra da Agricultura Familiar, há 20 anos, como ministro do Desenvolvimento Agrário, o deputado Miguel Rossetto participa em Brasília como convidado do lançamento da edição 2023/2024 do Plano.

No início do governo Lula, em 2003, lembra Rossetto. “demos um novo rumo à agricultura familiar brasileira, com investimentos fortes e crescentes para a produção de alimentos, com foco no combate à fome e desenvolvimento do campo. Em 2016, o volume do Pronaf já tinha crescido mais de 10 vezes. Saltamos de 2,3 bi em 2003 para 30 bi”, aponta. “Isso ajudou a economia nacional e a economia regional, com impactos diretos no PIB brasileiro, gerando emprego e renda para milhões de famílias do campo, qualidade de vida e comida de verdade”.

Rossetto destacou o anúncio da volta do Mais Alimentos como uma grande notícia, em especial para o Rio Grande do Sul. O programa estimula a produção e aquisição de máquinas e implementos agrícola específicos para a agricultura familiar. O presidente Lula vai anunciar a redução da taxa de juros de 6% para 5% ao ano no Pronaf Mais Alimentos. “O Mais Alimentos melhorou a qualidade de vida das famílias, ampliou a produção de alimentos e produtividade e incentivou a indústria nacional de máquinas, principalmente no Rio Grande do Sul”, apontou Rossetto. É um grande e robusto Plano Safra para marcar a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário”.

Confira todas as medidas aqui: mda.gov.br

 

 

Texto: Manoela Frade

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe