sexta-feira, 22 novembro

Foto: Divulgação

 

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta terça-feira (23) o RDI (Requerimentos Diversos)  5/2023 que solicita a concessão da distinção de “Deputado Emérito” ao ex-parlamentar Raul Jorge Anglada Pont, pelos relevantes serviços prestados ao Poder Legislativo do Rio Grande do Sul. O RDI foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes, com 51 votos a zero.

Raul nasceu em Uruguaiana em 1944, iniciou a trajetória política no movimento estudantil, tendo sido presidente do DCE da Ufrgs em 1968. Foi militante na defesa da democracia, lutou contra a ditadura militar, foi perseguido e teve que se mudar para São Paulo, mas retornou ao RS em 1973. Nesse período integrou com tantos militantes o IEPES (Instituto de Estudos Políticos Econômicos e Sociais), fez arte da tendência socialista do Movimento Democrático Brasileiro, foi um dos fundadores do jornal Em Tempo no fim dos anos 70 e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 10 de fevereiro de 1980.

Raul foi Deputado Constituinte do Rio Grande do Sul, foi eleito deputado estadual em 1986 para uma legislatura que teve, de 1987 até 1990, a responsabilidade de elaborar e votar a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1990 foi eleito deputado federal, em 19992 foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre, exercendo o cargo até 1996, quando foi eleito prefeito da capital em primeiro turno. Em 2002, após o seu mandato de prefeito, concorreu ao cargo de deputado estadual e foi reeleito por mais duas legislaturas, exercendo os mandatos de deputado estadual até 2014.

O deputado Pepe Vargas, que encaminhou a votação em nome da bancada do PT na Assembleia, disse que esse é um momento de satisfação para os petistas. “Raul é um destacado militante partidário e defensor da democracia, então é com muita alegria que encaminho a votação deste requerimento em nome da Federação Brasil da Esperança, integrada  por PT e PCdoB, que ratifica e propõe essa homenagem ao Raul Pont como exemplo de cidadão e deputado que faz a defesa da democracia no nosso estado”, sentenciou.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747

 

Compartilhe