sexta-feira, 22 novembro
Fotos: Marcelo Antunes

Instalada na tarde desta quarta-feira (8), pelo presidente do Legislativo gaúcho, Vilmar Zanchin, a Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para o biênio 2023/2025, será presidida pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). Na ocasião, também foram empossados os demais integrantes do colegiado, que será composto pelos deputados Jeferson Fernandes e Pepe Vargas (PT), Frederico Antunes e Marcus Vinicius (PP), Carlos Búrigo (MDB, como Corregedor), Delegado Zucco (Republicanos), Cláudio Tatsch (PL), Eduardo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (União, como vice-presidente) e pelas deputadas Luciana Genro (PSOL) e Delegada Nadine (PSDB). A chapa com os nomes dos integrantes da Comissão foi aprovada durante a sessão plenária da última terça-feira (7), conforme acordo pluripartidário.

“Espero, sinceramente, que não haja necessidade de julgar ninguém. No caso desta Comissão, quando se tem um pequeno volume de demandas, é sinal de que as coisas estão corretas, no caminho certo. Mas se formos chamados, não nos furtaremos de analisá-las, tratá-las dentro das regras, do que está previsto no regramento da Assembleia. Temos, enquanto representantes eleitos pela sociedade, de ser exemplos sempre”, afirmou Valdeci.

De acordo com o previsto no Regimento Interno da Casa legislativa, a Comissão de Ética tem a função de zelar pela observância dos preceitos éticos da atividade parlamentar e pelas imunidades e prerrogativas asseguradas pela Constituição, em relação aos deputados e deputadas estaduais no exercício de seus mandatos, bem como pela imagem do Poder Legislativo.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

Compartilhe