Os dois primeiros meses de Governo Lula geraram uma nova perspectiva às administrações municipais. A retomada de programas estruturais como o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida sinalizam um aporte do orçamento da União em ações nas cidades. Diante disso, a bancada do Partido dos Trabalhadores do RS reuniu, nesta segunda-feira (06), com prefeitos, prefeitas e vices do partido com o objetivo de articular ações conjuntas para garantir a total implementação dos projetos em todas as regiões. A atividade, que contou com a presença de mais de 20 cidades, foi coordenada pelos prefeitos Ary Vanazzi, de São Leopoldo; Evandro Luis Massing, de Palmeira das Missões, e, Rodrigo Battistella, de Nova Santa Rita.
O Líder Partidário e Líder do Governo Lula no RS, deputado Jeferson Fernandes, relatou sua visita à Brasília na última semana e abordou iniciativas como recursos para enfrentar a estiagem, verbas para a saúde e educação no RS. Para ele, é importante lembrar ainda que o governo Lula assumiu faz poucas semanas e já apresentou medidas concretas para amenizar os efeitos da seca, depois de quatro anos de ausência de gestão estadual e federal.
Vanazzi lembrou da necessidade de gestores dos executivos municipais trabalharem em sintonia. “O governo do Estado é marketing puro, Leite está na sua segunda gestão e tem colocado no colo do governo federal todos os problemas do RS e não é bem assim”, afirmou.
O prefeito Massing ressaltou a importância da efetiva aplicação de recursos nos municípios e a relação também com o governo do estado. O prefeito Battistella foi além e convidou todos os presentes a visitarem escolas estaduais das cidades e regiões de cada um. “Temos uma escola em Nova Santa Rita que nem banheiro tem para poder funcionar. E tem casos assim em todo o RS. Visitem as escolas estaduais. Estamos com problemas nos hospitais da região metropolitana e aqui vale lembrar que Leite retirou dinheiro da saúde”, lamentou.
Também participaram da reunião as deputadas Sofia Cavedon e Stela Farias, além dos deputados Miguel Rossetto, Adão Pretto Filho e Leonel Radde.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)