terça-feira, 26 novembro
Foto: Celso Bender

Construtora da Escola Cidadã e defensora do Movimento Escola sem Mordaça, Sofia Cavedon conquistou seu segundo mandato no parlamento gaúcho com 39.039 votos. Sua maior votação ocorreu em Porto Alegre, onde foi a sexta candidata mais votada, totalizando 21.791 votos.

Antes de chegar à Assembleia, a professora natural de Veranópolis foi vereadora da capital por cinco mandatos consecutivos, que iniciaram em 2000. Atuou como líder da oposição e presidiu a Casa em 2011. Foi ainda a primeira procuradora da Mulher na Câmara de Porto Alegre.

Sofia tem 59 anos e é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também cursou pós-graduação em Educação Física Pré-escolar e Escolar. Foi dirigente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras e do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e exerceu o cargo secretária de Educação e Cultura da prefeitura da capital, entre janeiro de 2003 e abril de 2004.

Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia em 2019 e 2020 e da Comissão Especial para Monitorar o Plano Estadual de Educação em 2022 e, no mesmo ano, comandou a Procuradoria Especial da Mulher. Além disso, Sofia presidiu a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, da Recreação e do Lazer; Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura; Frente Parlamentar em Defesa do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre; Frente Parlamentar em Prol da Duplicação da Estrada Caminho do Meio-Protásio Alves; Frente Parlamentar de Avaliação e Revisão das Desonerações Fiscais e Frente Parlamentar em Defesa do Cais Mauá.

No próximo mandato, pretende dar seguimento ao trabalho de fortalecimento da educação e da cultura, além de atuar em pautas de apoio ao empoderamento feminino, economia solidária, meio ambiente sustentável, alimentação saudável, inclusão, diversidade e saúde pública. “Vamos continuar trabalhando em prol de uma educação de qualidade que chegue a todos e todas, com a superação da evasão escolar e da não aprendizagem, efeitos da pandemia e também de uma agenda contra profissionais e escolas. Tivemos perdas de qualidade e perdas de estudantes. A Educação de Jovens Adultos é um exemplo e um grande desafio que vamos continuar a perseguir, assim como a inclusão escolar com sucesso e o combate às escolas cívico-militares e outras iniciativas que buscam afastar estudantes e calar professores”, asseverou.

Sofia anunciou ainda que irá trabalhar, com base nos dados levantados pela Comissão Especial do Plano Estadual de Educação, para fazer com que o RS avance no cumprimento das metas. Deu como exemplo o caso da educação infantil, que deverá ser objeto de um projeto de lei de sua autoria para estabelecer o regime de colaboração entre estado e município no atendimento de crianças de zero a 5 anos.

Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe