Uma comitiva de lideranças de Palmeira das Missões, capitaneada pelo prefeito, Evandro Massing esteve em audiências no Conselho Estadual de Saúde e na presidência da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (16/08). As reuniões integram um movimento que envolve comunidades de mais de 70 municípios, vereadores locais, deputados estaduais e federais para que sejam destinados R$20 milhões do Orçamento Estadual de 2023 ao Hospital Público Regional de Palmeira das Missões (HPR). Mais de 60% da obra já está concluída; e a ideia é garantir os equipamentos para a instituição antes da finalização, prevista para ocorrer em março de 2024. “O Conselho Estadual de Saúde foi favorável à ideia de apoiar a destinação desses recursos para o HPR no Orçamento”, contou Massing, ressaltando que caberá aos parlamentares a inclusão formal desta rubrica na peça orçamentária.
Presente às audiências, o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que apoia e acompanha o projeto desde a fundação e já destinou emenda no Orçamento ao HPR (rejeitada pelo relator à época), lembrou que a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann já é conhecedora do projeto, assim como o líder do governo Ranolfo no Legislativo. “A secretária Arita inclusive concordou com a inclusão dos recursos no Orçamento do Estado. Há apenas discordância em relação aos valores. Também o líder, Mateus Wesp, foi a Palmeira e se surpreendeu positivamente com o andamento da obra”, mencionou.
No Legislativo, o presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira (PT) destacou a importância da descentralização da saúde no RS e comparou as mobilizações em favor do HPR e do Hospital Geral de Santa Maria. “Há 16 anos, lutamos pelo HGSM, por isso, sabemos da importância de iniciarmos a aquisição dos equipamentos antes da conclusão da obra. Nosso Hospital acabou sendo fundamental no enfrentamento da Covid 19”, contou, reforçando o convite para que o grupo se reúna com o relator do Orçamento 2023 para tratar do tema, assim que este for designado. Ele também se comprometeu em repassar aos demais parlamentares da Casa o documento com as informações sobre o HPR e o pleito de recursos.
O Presidente da Famurs, Paulinho Salerno também destacou a importância da descentralização da saúde. Ele ressaltou a importância do Hospital Geral de Santa Maria e lembrou que hospitais desse porte desafogam as demais regiões. “A região consegue avançar e diminuir a demanda em outras áreas. No momento em que tiver um HPR em Palmeira, além dos 70 municípios envolvidos, o sistema de saúde das cidades polo vai ser beneficiado”, explicou.
Próximos passos
A comitiva articula reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Queiroga para tratar da alocação de recursos federais na próxima semana. Também organiza visitas à bancada federal gaúcha para reforçar o pleito. “A ideia é somar esforços para acontecer não só a obra, que já vai muito bem, mas para que haja condições de equipar devidamente o HPR”, concluiu Salerno.
Quebra de paradigmas
Para o coordenador do projeto de implantação do HPR, Gilberto Barrichello o Hospital de Palmeira é “fruto da cidadania regional”. Ele entende que a obra quebra paradigmas, ao descentralizar serviços, especialidades e conhecimento. “É o fim da metropolização dos serviços especializados e tecnológicos de saúde”, decretou. Ele destacou a destinação de um prédio específico no HPR voltado à educação, residência médica, salas de aula, laboratórios, etc. “Não existe a média e alta complexidade em saúde no município hoje porque não temos residência médica, ensino, pesquisa”, lamentou. Segundo ele, por conta disso, ocorrem cerca de 300 viagens/mês de 1550 a 1800 pacientes que precisam rodar em média de 120Km até 400Km em busca desses atendimentos em Passo Fundo e Porto Alegre. “O lema do nosso Hospital é ‘dê uma chance ao interior e a seu povo”, resumiu.
Participaram das audiências os deputados Eduardo Loureiro (PDT), Jeferson Fernandes (PT) e Valdeci Oliveira (PT), além de representações do gabinete do deputado Ernani Polo (PP), entre outras lideranças regionais.
HOSPITAL ESCOLA
O Hospital Público Regional de Palmeira das Missões terá atendimento 100% SUS, para cerca de 75 municípios, com população total estimada em 500 mil pessoas. Para a construção do HPR estão previstos R$165 milhões. A estrutura terá 9 blocos, com auditórios, alas para internação adulto e infantil, totalizando 224 leitos (39 de UTI adulto, Neonatal e Pediátrica, 180 para internação e 5 berçários). O HPR terá estrutura para residência médica, nos cursos de medicina, estágios em outras áreas ligadas à saúde, além de laboratórios, salas de aula e desenvolvimento de pesquisas.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)