sábado, 23 novembro
Foto: Greice Nichele

Em declaração de líder em nome da bancada do PT, durante a sessão plenária desta quarta-feira (29), o deputado Zé Nunes chamou a atenção do governo do Estado e cobrou a imediata nomeação dos aprovados para as vagas no Corpo de Bombeiros. A medida seria paliativa, segundo o parlamentar, é necessária para suprir as 733 vagas em aberto atualmente e as próximas que serão abertas até o final do ano, quando pelo menos 300 militares devem ir para a reserva.

Conforme Zé Nunes, o Estado se prepara para convocar e nomear 80 dos 700 bombeiros aprovados em todas as etapas do concurso. Esses candidatos estariam preparados, tendo sido aprovados em todas as etapas do concurso. “Temos 730 candidatos homologados em cadastro de reserva. Por isso queremos chamar a atenção do governo e da secretaria de Segurança para que avalie e faça o chamamento de todos os aprovados, pois seus serviços serão necessários para o perfeito funcionamento do Corpo de Bombeiros e para proteger a nossa sociedade”, argumentou.

Para o deputado, não adianta os deputados ficarem falando em alterar a Lei Kiss se o Estado não prepara o contingente de trabalhadores da Segurança Pública para que tenham condições de desempenhar o seu trabalho. “Todos nós sabemos a importância da corporação tanto no que diz ao respeito ao combate e enfrentamento aos sinistros como também a toda a política de prevenção que precisa ser implementada”, ponderou.

O Estado investiu na realização dos concursos e os bombeiros estão em condições de assumir. Por isso, o Zé Nunes entende que não nomeá-los e desconsiderar que nos próximos meses o Estado ficará com um déficit de bombeiros ainda maior, é um desperdício de recursos públicos. “Com um concurso público realizado, desconhecer o quadro de necessidades que está posto e não fazer essas nomeações significa um retrocesso e um quadro de irresponsabilidade administrativa”, frisou.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe