O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), prestou homenagem, nesta quarta-feira (25), ao delegado de polícia Gabriel Silva Borges, da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, responsável pelas investigações que resultaram na Operação Kraken, considerada a maior operação policial do estado. A entrega da placa na Sala da Presidência reuniu a cúpula da Polícia Civil e familiares do homenageado.
Ao se manifestar, o presidente Valdeci Oliveira destacou o esforço da Polícia Civil para qualificar sua atuação, dedicou a homenagem ao delegado e sua equipe e salientou a importância da investigação e o resultado obtido no efetivo combate ao crime organizado. Referiu, ainda, a ação coletiva que envolveu mais de mil policiais, “a homenagem é uma forma de reconhecimento ao trabalho da Polícia Civil e também ao serviço público de qualidade, que precisa ser fortalecido e valorizado com condições de trabalho digna e servidor bem remunerado”.
De sua parte, o delegado Gabriel Silva Borges recebeu a distinção e imediatamente dedicou à sua equipe e aos superiores, pela garantia do suporte à operação liderada pelos policiais da 1ª DP de Sapucaia do Sul, que permaneceram mais de um ano nesta investigação. Disse que não foi uma ação isolada, mas um novo momento em que o foco está na investigação e na apuração detalhada de fatos envolvendo criminosos e a lavagem de dinheiro, com o objetivo de asfixiar essas organizações. “Foi uma primeira ação com esse novo foco, vamos continuar com a investigação cada vez mais qualificada”, avisou o delegado, que é filho de policial. Os pais e a esposa, Anelise, acompanharam a solenidade.
Os superiores também elogiaram a atuação do delegado e sua equipe. O chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, assim como o subchefe de Polícia, delegado Vladimir Urach, manifestaram orgulho pelo perfil profissional de Gabriel Borges, em especial pela magnitude da operação conduzida em uma pequena delegacia de distrito. “A Polícia Civil também se sente homenageada”, resumiu Urach. Da mesma forma, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, saudou o colega que passará a atuar no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico.
A Operação Kraken
As investigações da Operação Kraken identificaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro desenvolvido por uma organização criminosa gaúcha com base no Vale dos Sinos. Com o apoio do Ministério Público e de organizações de segurança pública como a Brigada Militar, a Susepe, os Bombeiros Militares e as polícias civis de Santa Catarina e do Paraná, 1.302 agentes cumpriram 1.368 ordens judiciais em 38 cidades do RS e mais quatro estados da federação.
Fonte: Agência de Notícias ALRS