“Ao analisar o seu currículo, pude observar que preenche todos os requisitos necessários para o cargo e isso nos leva a dizer com toda tranquilidade que teremos um conselheiro que sabe ouvir e que na hora do julgamento vai julgar com conhecimento e com a razão, com base nos fatos, pois não podemos punir gestores públicos que, por vezes, cometem erros involuntários”. A afirmação é do vice-líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi, que anunciou o voto favorável dos petistas à indicação do deputado Edson Brum (MDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Para Mainardi, a gestão pública tem que ser seguida por regras e por leis e a composição do TCE baseia-se no que o legislador entendeu à sua época e que pode permanentemente ser revisada. “No nosso entendimento, a composição do TCE alia conhecimentos técnicos e políticos. Conheço muitos dos técnicos que lá atuam e sei da sua expertise e dedicação em conhecer mais as matérias”, disse. O deputado lembrou ainda que os auditores dedicam-se a encontrar uma solução para os problemas do Estado e isso os levou a dizer que a dívida com a União está paga. “Precisamos transformar o trabalho técnico em trabalho político. Temos que seguir o exemplo do Rio de Janeiro e abrir uma investigação com base nos dados técnicos. Não podemos aceitar passivamente”.
O deputado Edegar Pretto também encaminhou o voto positivo da Bancada do PT à indicação de Edson Brum. “Brum sempre fez política com verdade, com transparência, sempre primou pela boa convivência. Acho que vai sentir saudade desse ambiente, imagino eu, mas com muita tranquilidade. És um estradeiro, como diz Olívio Dutra. A sensibilidade, o olhar e o conhecimento de quem conhece o RS no Tribunal de Contas vai fazer a diferença, trabalhando cada vez mais na orientação que estejam bem sintonizadas com as necessidades do povo, nosso agradecimento pela convivência respeitosa e republicana com todos nós aqui dessa casa”, afirmou. Edegar finalizou dizendo ainda que o Tribunal de Contas ganha uma grande personalidade para o Estado do RS.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747) e Raquel Wunsch (MTE 12867)