O ato heróico de resgate de seis pessoas de uma mesma família, cujo veículo estava ficando submerso nas águas do rio Piraju, em São Luiz Gonzaga, teve seu reconhecimento gravado em placas de aço inoxidável – medindo 20×13 – e entregues, na tarde desta quarta-feira (13), em cerimônia realizada no Parlamento gaúcho, aos seis soldados (quatro da Brigada Militar e dois do Corpo de Bombeiros) que arriscam suas vidas numa noite em outubro do ano passado. “Se trata de um reconhecimento não só desta Casa, mas certamente também daqueles que foram atendidos e salvos por vocês, dos familiares deles e da sociedade gaúcha e missioneira”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), proponente da homenagem. “Achei por bem, a partir do relato e da solicitação da vereadora Ana Barros (PT), de São Luiz Gonzaga, aqui presente, fazer este gesto, pois na questão da segurança aparecem mais as coisas negativas. E quando tem casos como esse é importante a gente reconhecer o papel importante dos servidores da nossa Brigada Militar e do nosso Corpo Bombeiros”, frisou Valdeci, acrescentando ser fundamental valorizar e dar as condições para que de fato haja mais efetivo e equipamentos. “Na minha concepção, qualquer ação feita para salvar vidas tem de ser aplaudida, elogiada. É um orgulho muito grande recebê-los aqui e que essa luta de vocês sirva de exemplo, que as políticas públicas de segurança não sejam vistas como custo, como gasto, mas como investimento”, completou o chefe da Casa legislativa. Ao falar da conjuntura atual, o presidente da Assembleia avaliou que o aumento da criminalidade também está relacionado ao aumento do desemprego, miséria e da fome. “Nós precisamos, cada vez mais, trabalhar para gerar emprego e renda, pois assim iremos diminuir as mazelas que ainda são muitas na nossa sociedade. E que possamos continuar a aplaudir os atos e ações dos soldados da Brigada e do Corpo de Bombeiros, pois sempre que estiverem atuando como vocês demonstraram, a sociedade agradecerá e se sentirá mais segura”, avaliou o deputado.
Os homenageados, que integram o 14º Batalhão de Polícia Militar de São Luiz Gonzaga, foram o primeiro-tenente Mauro Antônio Perini e os soldados Júnior de Araújo Pes, Maicon de Matos Alves e Sandro Minuzzi Vilanova. Do 11º batalhão de Bombeiros Militar do município foram os soldados Fábio Augusto de Oliveira Figueiredo e Daniel Garcia da Rosa. “Não posso deixar de enaltecer a todos que se envolveram direta e indiretamente na ocorrência, pois o sucesso somente foi possível devido ao trabalho em equipe. Fica difícil sintetizar em poucas palavras a emoção que esse ato significa para nós”, afirmou Perini, que falou em nome dos colegas.
Ao retomar a palavra no final da cerimônia, o presidente da Assembleia fez uma solicitação aos comandantes da Brigada e dos Bombeiros. “Peço, de forma muito humilde, que seja colocado nas fichas funcionais dos nossos homenageados um voto de louvor pela atitude deles, para que fique registrado nos seus históricos profissionais e que sirvam de exemplo para tantos outros, pois isso é muito positivo. E que esse nosso reconhecimento sirva também como entusiasmo, força e superação das dificuldades”, pediu Valdeci. “A causa de vocês é a nossa causa. A nossa luta aqui é para melhorar e qualificar o serviço público em nosso estado, seja na segurança, na saúde ou na educação. No caso de vocês, quanto mais gente na rua, com mais equipamentos, com valorização, reconhecimento e estratégia isso nos dá tranquilidade para que a gente possa continuar com o nosso trabalho”, completou.
Além de familiares, amigos e representantes de entidades classistas de servidores da segurança pública, também participaram da solenidade o secretário estadual de Segurança, Vanius César Santarosa, os comandantes da BM e do Corpo de Bombeiros, respectivamente Cláudio Feoli e Luiz Soares Júnior, o comandante do CRPO Missões, Sérgio Gonçalves Santos, o comandante do 14º BPM Eduardo Brum, o comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Rafael Ventura e o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga Iuri de Oliveira.
Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)