terça-feira, 26 novembro

 

A partir de relatos e reclamações vindos de comunidades de diversos municípios gaúchos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), encaminhou ofício ao governo do estado e à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em que aborda sobre a falta de transporte escolar para os alunos da rede estadual de ensino, principalmente em localidades do interior. No documento, protocolado no final da tarde de terça-feira (29), o chefe do Legislativo gaúcho solicita providências e indaga sobre quais medidas estão sendo tomadas para regularizar a prestação do serviço. “O transporte escolar é essencial para viabilizar de fato o direito constitucional de acesso à educação a todos”, ressalta.

Em Santa Maria, por exemplo, estão entre os afetados estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel, localizada no Distrito do Arroio do Só, e alunos do Instituto Estadual Luiz Guilherme Prado Veppo, do Bairro Tomazetti, que atende jovens do interior do município.”As aulas começaram em 21 de fevereiro e ainda temos muitos alunos fora das salas de aula, sem acesso ao estudo por conta de problemas com o transporte escolar. E isso precisa ser encarado como um problema grave e que exige uma resolução imediata. Estamos falando de um fato que tem gerado muita angústia junto à comunidade escolar, formada não apenas pelos estudantes, mas também por seus familiares, professores e funcionários das escolas, tendo em vista a necessidade de serem retomadas as aulas em sua integralidade após o longo período da pandemia”, avaliou Valdeci.

Além de Santa Maria outras 23 prefeituras gaúchas, que romperam com o programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), estão enfrentando problemas similares devido a demora na contratação desse serviço junto à Seduc, entre elas Arroio Grande, Cacequi, Carazinho, Dilermando de Aguiar, Jaguari, Pinheiro Machado, Unistalda, Rosário do Sul, Santiago, São Gabriel e Santana do Livramento.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)
Compartilhe