Solicitada pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), a reunião realizada nesta segunda-feira (21) na Secretaria estadual de Educação (Seduc) tratou dos transtornos que a falta de transporte escolar está causando nas escolas do campo. Direções, professores, mães, pais e alunos, deslocaram-se de Candiota, São Gabriel e Santana do Livramento para participar da audiência na Seduc. Mais cedo a reunião foi no Ministério Público do RS.
Sofia destaca que, no encontro com o diretor geral da Seduc, Guilherme Corte, as representações entregaram um dossiê e expuseram, mais uma vez, a situação calamitosa que se encontram. “Uma das escolas é a EEEF Claudio Moreira, localizada no distrito Passo do Guedes, em Santana do Livramento, que ainda não iniciou as aulas presenciais por falta de transporte”, informa a deputada.
A Direção da escola em Candiota manifestou-se dizendo que, mesmo estando com o transporte acontecendo, teme que daqui a dois meses, quando termine a vigência do contrato, volte a ocorrer a paralisação das aulas.
“O que explica que uma criança esteja impedida de chegar à escola? Se a frequência é obrigatória. Problema de licitação pode se estender por seis meses, como as crianças ficam? Não podem haver barreiras, muito menos burocráticas, para o direito da criança estar na escola”, questionou a parlamentar.
O diretor da Seduc, que repetiu os mesmos argumentos da reunião realizada no final de 2021, afirmou que a situação será resolvida em questão de semanas.
Também ficou encaminhada uma reunião pública em São Gabriel, a ser realizada na segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores, com a presença do Diretor Geral da Seduc. O horário será divulgado em breve.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)